Secretários da Semurb tomam posse no Conema e Anama

Os secretários da Semurb, Bosco Afonso e o adjunto de Gestão Ambiental, Eugênio Bezerra, tomaram posse, na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, como membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA) e da ANAMA-RN, respectivamente. A reunião aconteceu no auditório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

No evento, que foi presidido pelo presidente do Conselho, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e vice-governador Robinson, esteve representando a Semurb o secretário adjunto Eugênio Bezerra. Durante a reunião, foram criadas três Câmaras Técnicas, tendo a Semurb se habilitado para participar de duas delas, a de Gestão Compartilhada e de Unidades de Conservação.

Na oportunidade, foi apresentado pelo Idema o projeto para transformar a área de 1.100 hectares que abrange o Morro do Careca na praia de Ponta Negra em Monumento Natural. O objetivo é proteger os cordões dunares e a cobertura vegetal formada por restinga identificada como remanescente de Mata Atlântica. Eugênio Bezerra defendeu que o CONEMA aprove e acompanhe todo o processo de implantação do Plano de Manejo, porque o Conselho tem na sua constituição representante dos municípios envolvidos e da União.

Morro do Careca

Monumento Natural é a uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizado numa Zona de Proteção Ambiental (ZPA-4). Este monumento tem sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. A visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento. A legislação que trata deste assunto é a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.