Prefeitura dá últimos retoques na praia do Meio para evento gospel

Várias equipes de diferentes secretarias da Prefeitura de Natal trabalham dando o apoio logístico à gravação do CD e DVD da banda gospel Ministério Diante do Trono, a ser realizada amanhã (16), ao ar livre, a partir das 16 horas, na praia do Meio, zona Leste. O evento que promete projetar a cidade para o mundo, trazendo para cá um grande número de turistas.

Com o intuito de garantir o livre o fluxo dos cerca de 100 mil religiosos que prestigiarão o evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), recomenda que as pessoas deixem seus veículos em casa e vão de táxi ou de ônibus ao show. Para os que optarem por ir de carro ou ônibus, a Semob avisa que vai efetuar um desvio no trânsito na avenida Café Filho, na altura da praça Miguel Carrilho, a partir das 14 horas. Se a opção for a zona Norte, os veículos seguirão pelo prolongamento da avenida Floriano Peixoto até a rua Cordeiro de Farias. Na sequência, pegarão a avenida Duque de Caxias, Canto do Mangue e retornarão pela avenida Café Filho, de onde terão acesso à ponte Newton Navarro, com destino à zona Norte.

Conforme o diretor de Fiscalização de Trânsito da Semob, Márcio Sá, os táxis terão acesso a uma área de embarque e desembarque próxima à praça Miguel Carrilho. Na área do evento, circularão viaturas da Guarda Municipal e da própria Semob. Os ônibus de viagem serão alocados numa área próxima ao Forte dos Reis Magos. O Samu Municipal também atuará no evento com duas ambulâncias. De acordo com o coordenador municipal do Samu, Kleiber Rodrigues, a sala de regulação ficará de sobrealerta e abrirá um canal prioritário para possíveis ocorrências registradas no evento.

As equipes de manutenção das diversas secretarias municipais envolvidas no evento continuam realizando serviços de manutenção nas vias públicas, especialmente nas avenidas Café Filho, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e nas ruas Cordeiro de Farias e 25 de Dezembro, entre outras. A praça Miguel Carrilho, localizada na Café Filho, está recebendo ajardinamento pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que também recupera o calçadão da orla central e realiza a pintura do playground.

Os serviços começaram no início da semana, visando proporcionar conforto e segurança às milhares de pessoas do Estado do Rio Grande do Norte e de várias partes do Nordeste que prestigiarão o show do Ministério Diante do Trono. A Semsur também realiza serviços na praia de Ponta Negra, na zona Sul, como de resto em toda a cidade. Além disso, a Semsur trocou toda a iluminação da orla marítima urbana de Natal, do restaurante Tábua de Carne até o Forte dos Reis Magos.

Ao longo da avenida Café Filho, da boate Chaplin à subida da ponte Newton Navarro, equipes da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) realizam serviços de roçagem, capinação, varrição e pintura dos meios-fios.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está com duas equipes se revezando durante o dia e à noite nas principais vias que conduzem ao local do evento. A sinalização horizontal está sendo pintada e as placas de sinalização vertical trocadas desde a avenida Getúlio Vargas até o Hospital dos Pescadores, passando pela avenida Café Filho.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) intensifica os serviços de reparos na malha viária em toda a extensão da orla marítima central e nos acessos ao evento. Este trabalho rotineiro é estendido a todas as regiões administrativas da capital. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) também atuará na área, por meio da Guarda Municipal.

Natal será projetada para todo o mundo pelo CD e DVD da banda e de 300 mil encartes sobre a cidade que circularão junto com as obras artísticas do Diante do Trono. A Prefeitura também está trabalhando na divulgação do evento para todo o país.

Esta é a primeira vez que a banda grava numa praia, não obstante o Diante do Trono ter registrado seus shows em outras cidades litorâneas em projetos anteriores. Segundo a vocalista Ana Paula Valadão, a escolha de Natal se deu por meio de uma mensagem de Deus recebida por ela. “Fizemos um evento em um cruzeiro no ano passado e, naquele momento, bateu forte em meu coração o desejo de fazer a gravação na praia. Quando vim a Natal, pensei em um versículo da Bíblia que falava no Sol da Justiça, e Natal é a cidade do sol. Então, tive a certeza de que este seria o lugar certo para a gravação”, contou a líder do Diante do Trono, na entrevista coletiva.

Para a cantora gospel, o apoio que o grupo recebeu da Prefeitura tem sido fundamental. “Em algumas cidades, tivemos dificuldades para gravar o DVD. No entanto, aqui em Natal recebemos o apoio integral da Prefeitura, que nos recebeu de braços abertos e nos deu todo o apoio necessário”, disse Ana Paula.

Durante a gravação do DVD, a cidade de Natal receberá duas homenagens. A primeira delas será a apresentação de músicas no ritmo do forró. A outra homenagem ficará por conta da canção “Quem nos separará”, de autoria do potiguar Luiz Além, que também é autor do projeto arquitetônico do monumento A Bíblia Sagrada, a ser inaugurado na ocasião do evento e que foi erigido pela comunidade evangélica em parceria com a Prefeitura. O DVD será encerrado com a música “Sol da Justiça”, durante a qual serão expostas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Natal, e das outras capitais litorâneas.

“Natal é uma bela representante das praias e do turismo. E com esta gravação realizada na praia do Meio, queremos abençoar todo o litoral nordestino. Teremos um DVD diferenciado em Natal”, completou Ana Paula.

Há 14 anos o Diante do Trono tem como parte do seu calendário anual a gravação do CD/DVD do grupo em uma capital brasileira. Com a expectativa de atrair 50% de turistas dentre o público esperado, a gravação do DVD na praia do Meio promete ser o maior evento já realizado no Estado.