Idosos participam do 6º Arraiá Hiperdia da unidade de Saúde de Nazaré

"O nosso remédio hoje se chama alegria, endorfina junina". Foi com essa frase que a diretora geral da Unidade Básica de Saúde do Nazaré, Fátima Menezes, iniciou a sexta edição do Arraiá Hiperdia, evento que reuniu mais de 140 participantes, a maioria composta por idosos, na tarde dessa quarta-feira (06), no pátio da Escola Municipal Professor Zuza, zona oeste de Natal.

Além do grupo de idosos, que fazem parte do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS), participaram da festa o chefe do programa, Edvar Galvão, toda a equipe de funcionários da unidade de saúde do bairro, além de servidores de diversos departamentos da secretaria.

A programação contou ainda com sorteio de balaios, concurso de danças, piadas e adivinhações; comidas e bebidas juninas; além da tão esperada quadrilha improvisada. "Essa festa foi organizada pela equipe da unidade com todo carinho para que possamos confraternizar todos juntos. E hoje não nos preocupar com doenças, só com alegrias", disse Fátima Menezes.

"Acho muito boa essa reunião de idosos. É mais um momento com essa equipe que nos atende e acompanha tão bem", disse a aposentada Maria Galdino Pereira, de 76 anos, que faz parte há mais de um ano do grupo de idosos do Hiperdia na unidade.

O Hiperdia é um serviço de acompanhamento de hipertensos e diabéticos, no qual a unidade de saúde, por meio de uma equipe multiprofissional rastreia diagnósticos e também realiza orientações de forma efetiva e permanente sobre como prevenir e cuidar doenças cardiovasculares e diabetes e melhorar o bem estar e qualidade de vida desses pacientes, em sua maioria idosos.

A Unidade de Saúde de Nazaré funciona na Rua Rubens Mariz, nº 12. Com uma equipe de médicos, enfermeiros, dentista, nutricionista, psicólogo, assistente social, além da equipe de apoio, totalizando 47 funcionários, o centro médico atende mais de 110 pacientes por dia.

"O nosso remédio hoje se chama alegria, endorfina junina". Foi com essa frase que a diretora geral da Unidade de Saúde do Nazaré, Fátima Menezes, iniciou a sexta edição do Arraiá Hiperdia, evento que reuniu mais de 140 participantes, a maioria composta por idosos, na tarde dessa quarta-feira (06), no pátio na Escola Municipal Professor Zuza, zona oeste de Natal.

A Unidade Básica de Saúde do bairro de Nazaré funciona na Rua Rubens Mariz, nº 12. Com uma equipe de médicos, enfermeiros, dentista, nutricionista, psicólogo, assistente social, além da equipe de apoio, totalizando 47 funcionários, o centro médico atende mais de 110 pacientes por dia.