Educação infantil é prioridade na gestão Micarla de Sousa

Trinta e sete novas creches em dois anos e meio dá a dimensão exata do investimento da atual gestão da Prefeitura de Natal na educação infantil. Até o final do ano esse número aumentará, pois o município ainda vai inaugurar mais seis creches e receberá mais 12 do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), no mês de agosto, totalizando 55 novas creches em três anos, além das 24 que já existiam.

Dando continuidade às visitas às creches em construção, a prefeita Micarla de Sousa inspecionou na manhã desta segunda-feira (4), as obras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na avenida dos Xavantes com a rua Suassui, no conjunto Cidade Satélite, bairro Pitimbu. Na visita, a prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, de lideranças comunitárias e dos engenheiros da Construtora Certa, responsável pela obra.

“Este CMEI é motivo de muita satisfação, porque entendo como é difícil conciliar a condição de mãe com o trabalho. Estamos fazendo muito pela educação infantil em Natal para atender nossas crianças. Nosso governo está dizendo sim à educação infantil”, declarou a gestora.

Conforme Micarla de Sousa, em apenas dois anos e meio a atual gestão entregou 37 novos CMEIs para a comunidade e está com recursos aprovados pelo Governo Federal para a construção de mais seis, por meio do PAC II. “Este aqui no Pitimbu é um deles. Na próxima semana, entregaremos o CMEI Graça Mota, o 15◦ centro só na zona Norte”, ressaltou.

A construção do CMEI do Pitimbu foi iniciada há cerca de três meses e a previsão é de que seja entregue no início de outubro. Com recursos no valor de R$ 1,4 milhão, o centro será do tipo B e contará com oito salas com capacidade para atender 240 crianças da educação infantil, nos dois turnos, na faixa etária de seis meses a seis anos.

De acordo com o diretor de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Educação (SME), Paulo Celso Coutinho, a área construída do CMEI do Pitimbu é de 1.118,48 m2. Contará com seis berçários e duas salas para a pré-escola, além de sala de leitura, sala da administração, sala de reunião, laboratório de informática, anfiteatro, playground, solarium e almoxarifado. Afora isso, o centro terá um reservatório elevado de 15 mil litros e uma cisterna com capacidade para armazenar 35 mil litros de água.

Para o vice-presidente da Associação Comunitária do Conjunto Satélite 2ª etapa (Acocisa), Inácio Peregrino da Silva, o CMEI do Pitimbu trará um grande benefício para a comunidade, principalmente para as mães que poderão deixar seus filhos aos bons cuidados dos profissionais do centro. “Este CMEI também vai beneficiar o Pitimbu I e III e o conjunto dos Bancários”, lembrou o líder comunitário.

A prefeitura do Natal também está iniciando a terraplanagem para começar as obras de outro CMEI no Pitimbu, localizado à rua Serra do Salitre. Na zona Norte, em Lagoa Azul, também está em construção um CMEI à rua Serafim Pinheiro de Oliveira com a rua Antônio Fausto de Medeiros e rua Pacífico de Medeiros Monte.