VI Conferência Municipal de Saúde começa nesta terça-feira

“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social: Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Este é o tema da VI Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Natal), e que acontece de amanhã (05) até a próxima quinta-feira (07), no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. Sempre das 8h às 18h, a conferência terá como eixo principal de discussões a garantia do acesso e acolhimento com qualidade, para os pacientes da rede pública de saúde do município.

A abertura do evento, nesta terça, contará com a beleza da poesia do poeta Maximiliano Souza, que recitará algumas de suas principais criações. Na seqüência dos dias, a programação cultural segue com apresentações de teatro, com o Grupo Folia de Rua; de música, com o Grupo Boca Seca; e de dança, com o Grupo de Carimbó “Feliz Idade”, da Unidade de Saúde da Família de Santarém; além de forró e quadrilha improvisada.

Entre os debatedores estão: Francisca Dalva Silva, professora da UFRN; Iara Pinheiro, promotora de justiça da Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Natal; representante do Tribunal de Contas do Estado /RN; Sônia Godeiro, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN / Sindsaúde; representante do Conselho Municipal de Saúde de Natal, representante da SMS; Elizabethe Cristina Fagundes, professora da UFRN; Soraya Godeiro, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal/ Sinsenat e Verônica Simone, enfermeira do Hospital Santa Catarina.

Como expositores do eixo temático, a conferência terá a participação dos professores adjuntos da UFRN, Cipriano Maia e Maria Dalva Horácio e, como coordenadoras de mesa, da assistente social de SMS, Miranice Nunes, e da presidente do CMS/Natal, Rita de Cássia Dantas.

Durante as últimas semanas do mês de junho, a SMS e CMS organizaram pré-conferências com os cinco distritos sanitários de Natal (Sul, Oeste, Leste, Norte I e Norte II), para o debate de propostas na melhoria e qualidade do SUS e a realização de capacitações sobre questões como a política de saúde na seguridade social, a participação da comunidade e controle social, financiamento e gestão do SUS, e educação em saúde.

Nos encontros preparatórios, também foram escolhidos os delegados que representarão usuários, servidores e gestores de Natal na conferência municipal, sendo a equipe de representantes composta por 50% de usuários, 25% de servidores e 25% de gestores da administração.

A VI conferência municipal tem como rumo a VII Conferência Estadual do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro. As duas, etapas preparatórias para a XIV Conferência Nacional de Saúde, realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília, DF.