Prefeitura entrega material de divulgação para artesãos do EcoSol

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou na tarde desta quinta-feira (30) o material de divulgação para as seis associações que integram os projetos desenvolvidos pelo setor de Economia Solidária (EcoSol), desenvolvido pelo departamento de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A cerimônia aconteceu no Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal.

A entrega deste material representa para os artesãos um passo importante no processo comercial, uma vez que apresenta ao comércio a produção feita pelas associações. Este material é, ainda, uma forma de incentivo para que cada grupo divulgue seu próprio trabalho em feiras de artesanato ou empresas específicas. O material desenvolvido para essa divulgação é composto por folders, panfletos, etiquetas e banners, que apresentam de forma comercial o trabalho desenvolvido pelas associações.

A prefeita Micarla de Sousa enfatizou a importância deste material de divulgação para as associações, que podem propagar seus produtos até para fora do Brasil. “A partir de agora, os empreendedores individuais da Economia Solidária contarão com todo este material que está sendo disponibilizado em dois idiomas e que permitirá que estas pessoas possam chegar com seus produtos cada vez mais longe. Lembro que quando iniciei meu mandato, 80% do artesanato vendido na capital era produzido em outros estados. E tivemos a missão de desenvolver o artesanato. Com a capacitação promovida pela Prefeitura do Natal e a criatividade e potencialidade dos nossos artesãos, os produtos feitos por eles agora podem ser comercializados em qualquer lugar”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A entrega do material faz parte de um dos estágios do projeto ‘Fomento ao Desenvolvimento de Grupos Produtivos na Perspectiva do Comércio Justo e Solidário em Natal’, que teve início no ano de 2009, a partir de um edital nacional lançado pelo Sebrae para fomentar o comércio justo. Representante da Associação Comunitária dos Artesãos do Planalto (Acap), Lidiane de Souza agradeceu a Prefeitura do Natal em nome de todos os beneficiados das seis associações. “Nós participamos de vários eventos e, para nós, este material era o que faltava. Com este catálogo, nós poderemos mostrar o nosso trabalho e levá-lo até para fora do País”, diz Lidiane de Souza.

Os grupos também já tiverem a oportunidade de participar de importantes feiras de artesanato como, por exemplo, a Feira Internacional de Artesanato (Fiart) e Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fecern) e, ainda, a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, realizada em Santa Maria/RS em 2010. Além disso, no início deste ano, através do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade, foram exportadas 3,2 mil peças do artesanato potiguar para o mercado europeu, distribuídas na Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

A cerimônia de entrega contou com a presença da secretária da Mulher (Semul), Rosy de Sousa e do secretário adjunto da Semtas, Pedro Costa. Além da participação dos mais de 60 artesãos que integram as associações parceiras do EcoSol: Associação Comunitária do Bem Estar da Mulher (Ascobem); Associação Mães Criando Arte; Associação Comunitária dos Artesãos do Planalto (Acap); Associação Rede de Sonhos; Grupo Brisa do Farol; e Associação Mãos que Criam.