Semtas abre vagas para curso de informática

O Telecentro Comunitário de Mãe Luiza, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está oferecendo 100 novas vagas para cursos de informática, sendo 80 para o curso de “ABC da Informática” e 20 para o curso de “Informática Básica e Redes Sociais”. “Quem tiver interessado em participar pode ligar para o telefone 3202-5530 para obter mais informações. Mas é preciso correr porque as novas turmas terão início imediato”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros em Natal.

Cada turma será composta por 20 alunos cada, e as aulas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras ou nas terças e quintas, nos horários das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 15h às 17h. O Telecentro de Mãe Luiza fica na Rua João XXIII, 1573. Os cursos de “ABC da Informática” e de “Informática Básica e Redes Sociais” são totalmente gratuitos e os alunos ainda receberão certificados ao final das aulas. “Podem realizar o curso pessoas a partir de sete anos de idade, mas caso a criança tenha entre sete e doze anos de idade deve ir acompanhado de um responsável maior de 18 anos”, relata Jaqueline Ramalho.

O “ABC da Informática tem como objetivo principal familiarizar o usuário que nunca teve oportunidade de contato com o computador para que ele possa garantir a sua inclusão no mundo digital. Segundo a Coordenadora Telecentros Comunitários, o curso irá ensinar à população a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox.

De acordo com a coordenadora, aprender sobre as Redes Sociais é de fundamental importância, pois contribuem na interação e agilidade de informações. “Tudo o que é feito online é visto imediatamente por milhares de pessoas através de redes como o Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, dentre outras. As Redes Sociais se tornaram uma ferramenta importante no marketing profissional. Por isso, estamos capacitando a população para que tenham maior facilidade na conquista de empregos”, declara Jaqueline Ramalho Maia.

As Redes Sociais são usadas como uma ferramenta de avaliação para empregos, e com uma freqüência muito maior do que os candidatos imaginam. É onde ele se expõe de maneira mais sincera. “Por isso, orientamos ao profissional para que ele seja o mais discreto possível e coerente nas comunidades e nos espaços de bate-papo. As mídias sociais acabam se transformando em um reflexo do que você pensa e faz”, finaliza Jaqueline Ramalho Maia.

Sobre os Telecentros Comunitários
Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à Internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.