Semtas beneficia artesãos por meio do Ecosol

O Setor de Economia Solidária, desenvolvido pelo departamento de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizará na tarde desta quinta-feira (30), às 15h, na sede do poder executivo municipal, Palácio Felipe Camarão, a cerimônia de entrega do material de divulgação das seis associações que integram os projetos desenvolvidos pelo setor.

A entrega do material faz parte de um dos estágios do projeto ‘Fomento ao Desenvolvimento de Grupos Produtivos na Perspectiva do Comércio Justo e Solidário em Natal’, iniciado, a partir de um edital, no ano de 2009, em parceria com o Sebrae. Os benefícios gerados pelo projeto representam uma relevância ímpar para as associações que integram o Ecosol.

Os grupos também já tiverem a oportunidade de participar de importantes feiras de artesanato, não apenas no Estado como a Feira Internacional de Artesanato (Fiart) e Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fecern), mas também da 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, realizada no município de Santa Maria/RS em 2010.  Além disso, no início deste ano, através do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade, foram exportadas 3.200 peças do artesanato potiguar para o mercado europeu, distribuídas na Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

De acordo com Dickson Alves, coordenador do Ecosol, a entrega desse material representa para os artesãos mais um importante passo nesse processo comercial. “A divulgação é um estágio de extrema relevância, pois irá apresentar ao comércio, e interessados, a produção feita pelas associações. O material irá incentivar cada grupo a divulgar seu próprio trabalho, seja em feiras de artesanato ou para empresas específicas”, explica o coordenador.

O material desenvolvido para essa divulgação é composto por folders, panfletos, etiquetas e banners, que apresentam de forma comercial o trabalho desenvolvido pelas associações. “Algo que também chama atenção nesse material é o fato dele ser bilíngüe, possibilitando assim uma maior facilidade de comunicação com o mercado externo”, explica Dickson.

A cerimônia de entrega contará com a presença da Prefeita Micarla de Sousa, do Secretário Titular da Semtas, Alcedo Borges e do Secretário Adjunto de Trabalho, Pedro Costa. Além da participação dos mais de 60 artesãos que integram as associações parceiras do Ecosol: Associação Comunitária do Bem Estar da Mulher; Associação Mães Criando Arte (Ascobem); Associação Comunitária dos Artesãos do Planalto; Associação Rede de Sonhos (Acap); Grupo Brisa do Farol; e, Associação Mãos que Criam.