Secretária de Saúde participa da Caravana do SUS

Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretária municipal de Saúde de Natal, Ana Tânia Sampaio, representando a prefeita Micarla de Sousa, participou na manhã desta sexta-feira (05/06), da solenidade de abertura da Caravana em Defesa do SUS que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), durante o dia todo.

Ana Tânia destacou o desafio de assumir a pasta da onde encontrou dificuldades, como unidades de saúdes sem condições de atendimentos, com problemas estruturais e falta de profissionais.

Ela disse que defende os princípios do SUS – caráter público, integralidade, equidade e humanização e destacou a necessidade de discutir a política de recursos humanos, para resolver a questão salarial, a carreira do servidor. “Com parcerias, adesão de profissionais, participação popular, venceremos os desafios”, enfatizou.

A Caravana em Defesa do SUS é uma parceria nacional com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), com os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde ( CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e os Movimentos Sociais .

No Rio Grande do Norte esta parceria é entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, COSEMS-RN e Articulação Nacional em Educação Popular e Saúde ( ANEPS/RN).

A Caravana que faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde CNS, propõe discutir e avaliar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. À tarde a Caravana segue com debates, encerrando às 17 horas.

Participaram da mesa entre outros, o secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Sousa, o secretário estadual de saúde do RN, George Antunes, o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé Santos e a presidente das Secretárias Municipais de Saúde, Solane Maria Costa.