A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, acompanhada da secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Elizabeth Thé, e uma equipe de técnicos da Secretaria estarão em Brasília nesta terça-feira (17) para defender projetos de mobilidade urbana no Ministério das Cidades, que importam em investimentos de R$ 280 milhões.

Inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 das Grandes Cidades, os projetos envolvem recursos na ordem de R$ 150 milhões para a reestruturação de corredores de transportes públicos e mais R$ 130 milhões para a primeira fase de implantação da infraestrutura de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Este último, reservado para a Prefeitura do Natal por meio do PAC 2, será cedido ao Governo do Estado como uma forma de oportunizar melhorias no transporte entre a capital e municípios vizinhos. Técnicos e secretários do Estado também vão a Brasília defender, conjuntamente, os projetos.

A proposta da infraestrutura a ser implantada visa melhorar a operacionalidade de todo o sistema de transporte público da cidade, nos aspectos de segurança, acessibilidade, rapidez nos deslocamentos com prioridade aos usuários do transporte coletivo permitindo a integração da rede urbana e, no futuro, a rede metropolitana nos seus aspectos físicos e tarifários.

O projeto consiste na implantação de 31 km de corredores exclusivos e semi-exclusivo, dotados de uma sinalização horizontal e vertical eficiente, reformulação de abrigos de passageiros, recapeamento asfáltico e concretagem nas áreas de frenagem e corredores exclusivos, bem como acessibilidade universal nos passeios. “Os projetos são de grande impacto e beneficiarão mais de 450 mil usuários de ônibus da cidade do Natal nos próximos anos. Nossa meta é interferir na melhoria de 31 km de extensão para corredores exclusivos de ônibus, o que vai proporcionar mais rapidez, conforto e segurança aos passageiros”, informou a secretária Ana Elizabeth Thé.

O projeto de reestruturação irá contemplar seis dos principais corretores, são eles: Coronel Estevam/Rio Branco, Presidente Bandeira, Mário Negócio/Amaro Barreto, Prudente de Morais, Salgado Filho/Hermes da Fonseca e Bernardo Vieira. Neste último corredor, será acrescido um quilômetro de faixa exclusiva para transporte público. “Atualmente, a faixa exclusiva da Bernardo Vieira vai até o cruzamento com a avenida Romualdo Galvão. Com o projeto, esta faixa será acrescida até a avenida Xavier da Silveira, passando de 3,5 km para 4,5 km o trecho destinado ao transporte público”, explica o diretor do departamento de engenharia de trânsito da Semob, Walter Pedro.

Com a revitalização, reforma e adaptação do tramo norte da via férrea Ribeira-Extremoz e implantação de VLT, o número de usuários beneficiados com o sistema de transporte férreo passaria de seis mil para 50 mil passageiros por dia. Após a apresentação do projeto básico, o Município aguarda a aprovação deste até o mês de julho, quando deve ser realizado o projeto executivo.



Corredor 01: Av. Bernardo Vieira

Este corredor representa um seguimento viário de 4.500 metros interligando os bairros da Zona Norte e Leste e parte da Zona Oeste aos bairros da Zona Sul/Leste, além de integrar-se com os corredores da Coronel Estevam, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca/Salgado Filho, Mário Negócio e Presidente Bandeira, seguimentos contemplados no projeto apresentado. A partir desses, chega aos bairros de comércio e serviços da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira, bem como Lagoa Nova Capim Macio e Ponta Negra. Apresenta passeio irregular e descontínuo.

Neste seguimento, a proposta contempla a ampliação da faixa exclusiva em um quilômetro, além da manutenção da existente (3,5km). Concretagem de todo corredor (faixa exclusiva), sinalização horizontal/vertical e recuperação e implantação de abrigos especiais, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.

Corredor 02: Av. Salgado Filho / Av. Hermes da Fonseca

Este corredor representa um seguimento viário de 8.493 metros interligando os quatro bairros da zona Sul e as cidades de Parnamirim, Macaiba, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Monte Alegre, aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira, além da integração com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. O corredor Hermes da Fonseca/Salgado Filho se integra ainda com o corredor da Av. Lima e Silva, a partir daí com acesso a Arena das Dunas, estádio de futebol contemplado no PAC da Copa2014.

Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial para o transporte de massa, nos dois sentidos da via, em toda sua extensão, uma obra de arte no cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar, sinalização horizontal/vertical e concretagem nas áreas de frenagem, bem como adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.

Corredor 03: Av. Prudente de Morais

Este corredor representa um seguimento viário de 7.240 metros interligando 04 bairros da Zona Sul e as cidades de Parnamirim aos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar-se com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. O corredor Prudente de Morais integra-se ainda com o Corredor da Av. Capitão Mor Gouveia e Lima Silva, a partir daí com acesso a Arena das Dunas (estádio de futebol) ambos contemplados no PAC da Copa2014.

Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial para o transporte de massa, uma obra de arte no cruzamento com a Av. Beira Canal em um sentido da via. Sinalização horizontal/vertical e concretagem nas áreas de frenagem.

Corredor 04: Av. Amaro Barreto e AV. Mário Negócio

Este corredor representa um seguimento viário de 4.589 metros interligando os bairros da Zona Norte e parte da Zona Oeste aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar-se com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. Apresenta passeio irregular e descontínuo, além de um traçado com larguras diferentes, o que dificulta o ordenamento do trânsito.

Neste seguimento, a proposta contempla implantação de faixa preferencial e ampliação/manutenção de faixa exclusiva para o transporte de massa (1,5km de contra-fluxo), com concretagem e recapeamento asfáltico nos demais trechos. Sinalização horizontal e vertical, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.

Corredor 05: Av. Coronel Estevam / Av. Rio Branco

Este corredor representa um seguimento viário de 8.795 metros interligando os 01 bairro da Zona Sul, 06 bairros da Zona Oeste aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar com a Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. Integra-se ainda com o Corredor da Av. Cap. Mor Gouveia, a partir daí com acesso a Arena das Dunas, estádio de futebol contemplado no PAC da Copa2014.

Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial e exclusiva nos trecho mais carregados para o transporte de massa (3,5km), uma obra de arte no cruzamento com a linha férrea, adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.

Corredor 06: Av. Presidente Bandeira

Este corredor representa um seguimento viário de 2.139 metros interligando os bairros da Zona Sul/Leste, além de integrar-se com os corredores da Coronel Estevam, Bernardo Vieira e Mário Negócio, seguimentos contemplados no projeto ora apresentado. A partir desses, chega aos bairros de comércio e serviços da Cidade Alta Petrópolis e Ribeira. Apresenta passeio irregular e descontínuo.

Neste seguimento, a proposta contempla a implantação da faixa exclusiva, concretagem de todo corredor, sinalização horizontal e vertical, implantação de abrigos especiais, construção de obra de arte no cruzamento com a R. Jaguarari, relocação do comércio informal, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.