Ação de combate a dengue mobiliza bairro das Quintas

Numa parceira com a comunidade do bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza durante toda esta sexta-feira (13), um dia “D” de combate ao mosquito da dengue. O projeto chamado “Minha casa não tem dengue” tem o objetivo de identificar as residências vistoriadas pelos agentes de endemias e conscientizar a população da importância de sempre observar o quintal de casa para evitar focos do aedes aegypit. A ação envolve ainda crianças das escolas municipais do bairro e agentes de endemias da SMS. A abertura da ação realizada na Maternidade das Quintas, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Perpétua Nogueira.

“É muito importante essa interação da comunidade com a unidade de saúde para combater a dengue no bairro das Quintas. Uma iniciativa como essa deve ser multiplicada para outros bairros e nós da secretaria daremos total apoio, pois o nosso objetivo comum é combater a dengue em Natal”, declarou Perpétua Nogueira.

A mobilização está sendo feita com a participação de servidores da saúde, agentes do centro de Zoonoses, servidores da Urbana e líderes comunitários. A meta é percorrer cerca de duas mil residências nas ruas: Paiatis, Materno, Manoel Miranda, São Lucas, Pegas, Presidente Mascarenhas, Bela Colina, 25 de Março, Baraúna, Leio Veloso e Nações Unidas. As ruas são as que apresentam maior incidência da doença, após os agentes de saúde terem mapeado a região, onde o incidência dos casos de Dengue este ano já chegaram a 199 notificações, desses 10 casos foram hemorrágicos.

O objetivo é retirar todos os recipientes que contribuem para a transmissão da doença, como pneus e garrafas. Para isso, serão distribuídos cerca de 2 mil sacos plásticos de 100L, e a urbana vai reforçar a coleta de lixo na sexta-feira e no sábado. Além disso, serão distribuídos materiais educativos e o selo da campanha.

Logo na primeira visita da agente de endemias numa residência em frente à Maternidade, um foco do mosquito foi encontrado em um balde que estava no quintal. Depois de eliminar o criadouro, a agente de endemias conversou com a moradora, entregou sacos de lixo e panfletos educativos sobre como se prevenir da doença.

“É importante que todos possam participar do mutirão, pois o problema da dengue é responsabilidade de todos. As casas visitadas pelo mutirão, e que não apresentarem focos de proliferação da doença, receberão um selo com o slogan - Minha casa não tem Dengue, destaca a diretora da Maternidade das Quintas e umas das organizadoras do projeto, Francisca Francinete de Medeiros Pinheiro.