Pesquisa realizada pela Semurb revela interesse da população em educação

No evento cultural Bossa e Jazz Convida, ocorrido na última sexta-feira, 06, na Praça da Árvore em Mirassol, e que teve o apoio da Prefeitura de Natal, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) aplicou questionários entre comerciantes, vendedores ambulantes, artesãos e público em geral. O objetivo foi o de colher dados sobre futuras ações ambientais, como também mostrar as necessidades da população. Mais de mil e quinhentas pessoas prestigiaram o evento que apresentou os shows de Armandinho e Jubileu Trio.

A secretaria adjunta de Gestão Ambiental da Semurb, responsável pela pesquisa, revela que os resultados indicam a necessidade que existe da população em conhecer os projetos de resíduos sólidos existentes na Prefeitura, já que 79% dos entrevistados responderam que depositam o lixo no cesto, 16,6% que separam para reciclagem e apenas 4,3% jogam o lixo na rua.

Sobre o serviço de coleta de lixo e limpeza do local, 70,8% responderam que ele funciona bem, 25% disseram que poderia ser melhor e apenas 4,2% disseram que o serviço não funciona. Já sobre educação ambiental, 95,8% das pessoas disseram que concorda com o trabalho de educação ambiental e 4,2% não responderam nada.
Para os resultados colhidos sobre sugestões para preservação ambiental, foi detectada a necessidade de se colocar mais coletores na praça, desejo expressado por 100% dos entrevistados. Um percentual de 50% respondeu ser necessário ter uma equipe de fiscais permanente no local, 33% que há necessidade de realização de trabalhos de educação ambiental.

Enquanto um percentual de 37% propõe alternativas econômicas aos vendedores locais para manipular melhor os resíduos sólidos, 16% sugeriram uma melhor organização do espaço do evento. Os resultados foram encaminhados à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) para que sejam avaliadas as reinvindicações da população.

A Semurb levou um stand ao evento com material gráfico e ilustrativo, divulgando ações e mostrando vídeos com atividades já ocorridas. Estes vídeos foram exibidos sempre nos intervalos de cada show. A próxima edição do evento está marcada para ocorrer dia 3 de junho.