Seturde apresenta o Natal em Natal no II Fórum do Turismo do RN

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) esteve participando do II Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, realizado durante toda esta quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Natal, com um estande temático com fotos e informações turísticas sobre a capital potiguar e uma palestra do titular dasecretaria, Tertuliano Pinheiro, abordando o evento Natal em Natal como indutor do turismo na cidade.

O II Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte teve o objetivo de discutir e analisar a realidade do turismo potiguar, reunindo os principais representantes do setor no estado, que discutiram temas como os desafios da hotelaria em Natal, ensino do turismo, entre outros temas.

Na sua palestra, “Natal em Natal: como transformá-lo em evento turístico”, o secretário Tertuliano Pinheiro mostrou o evento, que comemora o período natalino no município com uma série de apresentações, mostrando-o como um acontecimento de grande sucesso na cidade. “Como transformar o nosso maior evento cultural “Natal em Natal” também em evento turístico? A resposta é que nós não precisamos transformá-lo, o Natal em Natal já é o maior evento turístico de Natal”, definiu o secretário durante sua palestra.

As belezas naturais da cidade, a gastronomia, a cultura, a qualidade da rede hoteleira, são pontos positivos, segundo Tertuliano Pinheiro, que atraem para a cidade cerca de 2,5 milhões de turistas por ano. “E o Natal em Natal só contribui para atrair mais turísticas para cidade”, lembrou o titular da Seturde.

Tertuliano Pinheiro destacou também que neste evento foram investidos na decoração natalina de toda cidade, só em 2010, cerca de R$ 3,25 milhões, havendo também várias atrações espalhadas pela cidade, como a praça da Árvore de Natal do Mirassol, com apresentações musicais, feira de artesanato e a própria árvore de Natal com uma iluminação especial, o que atraiu milhares de visitantes, tanto de Natal como de outros lugares do Brasil e do mundo.

Teve também a árvore de Natal montada na área de lazer do Panatis, com um palco que contou com apresentações musicais, culminando com o show do cantor Daniel para cerca de 30 mil de pessoas, feira de artesanato, o Auto do Natal no Machadão, junto com apresentações de artistas nacionais e a parada Natalina no entorno da praça Pedro Velho (praça Cívica), em Petrópolis.

O secretário de turismo ressaltou ainda em sua palestra: “Agora pergunto: por que o Natal em Natal é um evento turístico? Porque a Prefeitura do Natal sabe e entende a grande importância do turismo para movimentar a economia da nossa cidade. E sabemos da necessidade de atrair turistas para Natal além da alta estação”, disse Tetuliano Pinheiro, lembrando da repercussão do evento na mídia nacional, através de jornais, rádio, TV e revistas especializadas do setor.

Estande
Além da palestra ”Natal em Natal: como transformá-lo em evento turístico”, a Seturde montou um estande temático com informações turísticas da cidade, com fotos de pontos de destaque como o Morro do Careca, de apresentações do Natal em Natal no Machadão, da Árvore de Natal montada em Mirassol, e imagens do projeto do estádio Arena das Dunas, que será construído no lugar do atual Machadão para a Copa do Mundo de futebol de 2014.