Prefeita participa de encerramento das atividades do Machadão e comemora Dia do Trabalhador

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou, na manhã deste domingo (01), do evento que marca o início de uma sequência de atividades recreativas realizadas como parte da despedida do Estádio João Machado, o Machadão. O evento, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel/Secopa) também comemorou o Dia do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio.
Para a prefeita, este momento é um misto de despedida e gratidão pela história gloriosa que os natalenses viveram no Machadão. “Estamos partindo para uma nova fase do Machadão e este é um momento de muita emoção para todos nós natalenses que convivemos com este estádio. Por isso, resolvemos fazer deste, não um momento melancólico, mas sim, de alegria e agradecimento pelo tempo glorioso que vivemos com o Machadão. Tenho certeza de que todas as pessoas que passarem por aqui nos próximos dias em que o estádio estará aberto para visitação terão para sempre este momento registrado na memória”, ressaltou Micarla de Sousa, acrescentando que o Município entregará formalmente o Machadão para o Governo do Estado no próximo dia 14.
Com atividades destinadas a toda população natalense, no período da manhã, foi disponibilizada a ‘Rua do Lazer’, com brinquedos (escorregador e casa inflável), piscina de bolinhas, totó, tênis de mesa, cama elástica, pintura facial, distribuição de pipocas e balas, que contou com a coordenação dos profissionais da Sejel. Além disso, as crianças também puderam brincar no parque de diversões Nacional Center, localizado ao lado do estádio, que, em parceria com o executivo municipal, abriu seus portões gratuitamente. Centenas de crianças passaram pelo local para participar das brincadeiras e se divertir com o show dos palhaços. Dentro do estádio, equipes de instrutores de educação física coordenaram sessões de alongamento e caminhadas para os jovens e adultos que quisessem se exercitar.
Ainda pela manhã também foram realizadas partidas de futebol, com crianças de oito a doze anos, que tiveram a oportunidade de jogar no mesmo gramado em que seus ídolos fizeram história. Para os que participaram dos jogos, a Sejel/Secopa desenvolveu uma carteirinha com a inscrição ‘Eu joguei neste gramado’ e um pouco da grama do estádio. A prefeita Micarla de Sousa fez a entrega das carteiras para alguns atletas que estavam em campo no momento da visita e conversou com eles sobre a emoção de jogar no local em que sempre estiveram como torcedores.
Ao longo da semana, entre os dias 2 e 6 de maio, acontecerá o Festival de Futebol com jogos noturnos no gramado do estádio, das 18h às 23h. A programação será encerrada na próximo sábado (7), com partidas durante todo o dia. Os interessados em inscrever suas equipes para a semana de jogos devem entrar em contato com o integrante do Núcleo de Projetos da Sejel, Jamilson Martins, pelo telefone (84) 8855-0226. Para realizar sua inscrição, cada jogador deverá levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Armazém da Caridade.
Segundo o secretário da Sejel/Secopa, Rodrigo Cintra, esta é uma oportunidade única para quem quer se despedir do estádio que dará lugar ao Arena das Dunas. “Com este festival, nós estimulamos a prática do futebol e ainda oferecemos a oportunidade do natalense se despedir do estádio em que seus clubes e seus ídolos jogaram e, até quem sabe, fazer um gol”, disse o secretário, lembrando que a previsão para o início do processo de demolição do estádio é na segunda quinzena de maio.
Nas duas próximas semanas, de 02 a 13 de maio, o Machadão estará aberto à visitação dos estudantes da rede pública e privada de Natal. Os alunos serão recebidos por funcionários da Sejel e ex-atletas que explicarão sobre a história do maior estádio de futebol do Rio Grande do Norte. As escolas interessadas em realizar o agendamento das visitas devem fazê-lo pelo telefone 3232-8911, de segunda à sexta, das 8h às 18h.
O secretariado municipal também esteve presente ao evento, que contou com a visita dos titulares do Gabinete Civil (Segap), Kalazans Bezerra; de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Paulo Roberto Menezes; de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva; de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Elizabeth Thé; do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges; de Tributação (Semut), André Macedo e da Mulher (Semul), Rosy de Sousa.