Agentes de saúde recebem treinamento do Plano Natal Contra Dengue

O plano “Natal contra Dengue”, promovido pela Prefeitura do Natal, vem gerenciando diariamente as ações preventivas e corretivas contra os casos de dengue na cidade. De acordo com um balanço geral divulgado nesta sexta-feira (29) pelo gerente do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), Saulo Pereira, o Centro de Hidratação já atendeu mais de 500 pessoas com suspeita da doença. O Centro, instalado no bairro da Cidade da Esperança, conta com o atendimento clínico geral 24h, todos os dias da semana.

De acordo com Maria do perpétuo Nogueira, secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal, a equipe de profissionais do Centro de Hidratação está recebendo todo o apoio necessário para conseguir atender a demanda de casos que está se alastrando na cidade. “Ontem (28) mesmo nos reunimos com toda a equipe do ITCI para definirmos o esquema de funcionamento do Centro. As medidas fora tomadas para que todas as pessoas que cheguem com sintomas de dengue sejam plenamente atendidas a qualquer hora do dia ou da noite. O Centro está funcionando desde o último dia 18 e com isso já conseguimos desafogar em parte o Hospital Giselda Trigueira. A própria diretora de lá me informou”, destacou a secretária.

Dos atendimentos realizados, pouco mais da metade apresentaram sintomas de dengue. Conforme informações geradas pelo balanço geral, apenas 13 crianças foram diagnosticadas com a doença. Segundo a enfermeira Juçara Costa de Souza, o Centro foi planejado para receber apenas pacientes com o pré-diagnóstico da dengue.

“Estamos recebendo muitos casos adversos, como virose, amidalite, faringite, síndromes e dores intestinais. Como não temos suporte para atender essas ocorrências, encaminhamos os pacientes para outras unidades de pronto-atendimento, como o Giselda Trigueiro ou Hospital dos Pescadores”, afirma Juçara.

O espaço pode suportar, em média, até 100 atendimentos por dia.São dois médicos 24h, sendo dois clínicos gerais pela manhã e um clínico e um pediatra no turno da noite, todos os dias da semana. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes administrativos, o Centro de Hidratação conta com a ajuda de vans para o transporte de pacientes.

Desenvolvido pelo ITCI, o projeto “Natal contra Dengue” contempla atuações corretivas e preventivas. Entre as ações, destaca-se o Centro de Hidratação, o mapeamento dos casos de dengue na cidade (com a colocação de equipe para controle e gerenciamento das ações), reforço imediato do trabalho de combate aos focos com a contratação de agentes de endemias e disponibilização de veículos para atendimento à população.

Para maiores informações do programa, acesse o site www.natalcontradengue.com.br ou ligue para a central de atendimento do Disque Dengue, através do 0800 604 4007. Todas as ligações são guardadas e armazenadas, com todo o controle e gerenciamento das notificações e denúncias recebidas.

TREINAMENTO AGENTES DE SAÚDE

Cento e dezoito novos agentes de saúde que vão atuar no trabalho de campo começaram nesta sexta-feira (29) o treinamento prático para combater o mosquito Aedes aegypt primeiramente no Bairro Nordeste, onde há forte incidência da doença. Antes de sairem para as ruas, os agentes receberam orientações dos supervisores que darão suporte ao contingente durante a fase de adaptação. A reunião ocorreu na Unidade de Saúde da Família do Bairro Nordeste.

Neste primeiro momento, os agentes recebem orientação geográfica e aprendem a fazer a leitura do mapa do bairro. As visitas aos domicílios nesta semana ainda serão simuladas e com o acompanhamento dos supervisores.

O treinamento prosseguirá até a próxima quarta-feira (4). Na etapa seguinte, os agentes iniciarão o trabalho de visita aos domicílios, com a vistoria dos imóveis, orientação aos moradores e tratamento dos possíveis criadouros. Trinta e cinco supervisores darão suporte ao contingente de 118 agentes contratados. Anteriormente, os agentes receberam treinamento teórico.

Conforme o coordenador do Programa Municipal de Controle de Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandre de Medeiros, o Bairro Nordeste foi escolhido por estar iniciando um novo ciclo de trabalho e por haver muita transmissão da doença. Concluído o treinamento nessa localidade, os agentes serão distribuídos para outros bairros. Todos os profissionais receberam a vacina contra a gripe influenza (gripe comum), recomendação do Ministério da Saúde.