Caravana da Saúde inicia nova etapa de atendimentos em Natal

Com mais de 10,7 mil estudantes e 2,3 mil professores contemplados por suas ações preventivas e curativas de saúde vocal, visual e auditiva, o projeto Caravana da Saúde Escolar começa nesta quarta-feira (27) sua segunda etapa de visitas às escolas da rede municipal de ensino de Natal. O cronograma começa na Escola Municipal João XXIII, em Dix-Sept Rosado, onde o projeto fica até a próxima sexta (29). A previsão é de que sejam realizados mais de 300 atendimentos na instituição.

“Já no primeiro ano de implantação, cumprimos a meta de visitar todas as 68 escolas do município e chegar principalmente aos casos mais urgentes. Neste segundo ano, conhecemos toda a realidade de cada escola e poderemos fazer as adaptações necessárias para garantir um maior alcance desse projeto tão bem aceito pela comunidade escolar, como, por exemplo, realizar uma maior quantidade de consultas em todas as escolas que tiverem também um maior número de alunos”, destaca a assistente social Carmen Firmino, coordenadora operacional do projeto.

A Caravana da saúde Escolar é um projeto, desenvolvido pela prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti. Dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio, visa resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, por meio do diagnostico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

As escolas recebem a visita da equipe médica em duas unidades móveis munidas de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames de laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual. Quando necessário, para uma maior precisão o diagnóstico do paciente, todos também são beneficiados com procedimentos de contrapartida na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, como cirurgias e exames complementares.