Microcrédito incentiva empreendedorismo

O Setor de Micro Crédito, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), está incentivando o empreendedorismo e a geração de renda dos cidadãos de Natal. A comerciante Franteíres Lima da Cruz é exemplo disto. “A Semtas atuou como intermediadora para a obtenção de crédito junto ao Banco do Brasil. Com o valor, comprei uma máquina de sorvete, e hoje vendo casquinhas no Alecrim”, declara a comerciante.

A atuação do Setor de Microcrédito é fundamental porque consiste na intermediação da população que deseja expandir o seu pequeno negócio, com as instituições financeiras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPS). Podem ser financiados valores de R$ 500,00 (quinhentos reais) até R$ 10.000,00 (dez mil reais) dependendo da linha de crédito escolhida pelo proponente. O valor pode ser utilizado tanto como capital de giro, como para aquisição de novos equipamentos.
Antes do micro empreendedor receber o crédito, a Semtas oferece um curso de Gestão de Negócios com carga horária de 40h/aula para que o valor do crédito seja bem utilizado. “O curso gera oportunidade para que o cidadão tenha orientação financeira. Assim ele terá a chance de dimensionar melhor o valor que realmente precisa, e também aprende como utiliza-lo de forma mais eficiente", explica Thomas Weber, coordenador do Setor de Micro Crédito da Semtas.

Foi o que aconteceu com a comerciante Franteíres Lima. “Eu sempre tive vontade de montar meu próprio negócio, e minha tia sempre incentivou. Procurei o Setor de Microcrédito da Semtas e fiz o curso de Gestão de Negócios, no Centro Público do Alecrim, que teve duração de 2 meses. Aprendi lições preciosas como fluxo de caixa, atendimento ao cliente, marketing, e sobre como aprender a levantar preço de custo do produto. Quando finalizei o curso tive a ideia de comprar uma máquina de sorvete americano”, conta a comerciante.

Franteíres Lima conta que começou a trabalhar com a máquina em março de 2010, no bairro Nordeste. “Percebi que o bairro era muito residencial, e que quando as escolas estavam em férias as vendas caíam muito. E eu queria mais. Então, com base nos estudos do curso de Gestão de Negócios, comecei a procurar um ponto que fosse mais comercial, no Alecrim. Hoje estou vendendo sorvetes na Avenida 1 e as vendas aumentaram significativamente em 70%”, comemora a comerciante.
A “Casquinha do Chico” foi o nome escolhido para batizar a Máquina de Sorvete. O horário de funcionamento do comércio é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. O atual endereço comercial é: Avenida Presidente Quaresma (antiga Avenida 01), 440, Alecrim. Na calçada da Casa das Festas. "Agradeço demais a equipe da Prefeitura. Esse trabalho mudou a minha vida e da minha família", declara a micro empreendedora.

O valor total da máquina de sorvete foi R$ 12.900,00 (Doze Mil e Novecentos Reais). A comerciante financiou pelo Banco do Brasil R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) e entrou com recursos próprios de R$ 2.900,00 (Dois Mil e Novecentos Reais).

Microcrédito
Milhares de cidadãos já foram incluídos socialmente a partir do fortalecimento dos pequenos empreendedores, por meio de empréstimo a juros baixos, intermediados pelo Microcrédito. Em 2010, o Setor superou todas as expectativas de atendimento: foram 8.471 micro empreendedores beneficiados. O Setor ainda realizou durante o ano de 2010, 184 intermediações financeiras no valor de R$ 767.755,00 (setecentos e sessenta e sete mil, setecentos e cinquenta e cinco reais) realizadas por meio de
encaminhamentos para instituições parceiras. Também foram feitas pelo Setor 40 inclusões bancárias, ou seja, abertura de contas no Banco Popular do Brasil.
“Queremos cada vez mais promover o empreendedorismo para facilitar a geração de renda para as famílias de Natal. Essa é mais uma oportunidade para que o cidadão, principalmente em situação de desemprego, possa se erguer e mudar de vida”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Os atendimentos do Setor de Micro Crédito podem ser feitos nas unidades dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda I e II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; ou ainda na Agência de Micro-Crédito da Zona Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Locais:

Centro Público I – Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim - Fone: 3232-5025
Centro Público II – Praça Padre João Maria, 78 – Cidade Alta - Fone: 3232-4939
Microcrédito Agência Norte – Avenida João Medeiros Filho, s/n, Box  121. Praça Iapissara Aguiar, Panatis - Fone: 3232-8223