Telecentro beneficia comunidade de Guarapes

O Telecentro Comunitário Guarapes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), encerrou na última semana mais uma turma do curso de qualificação profissional, referência de qualidade em todo Brasil, iniciação à computação: “ABC da Informática”. A entrega dos diplomas aos 22 alunos foi realizada no próprio Telecentro em Neópolis, com a presença de Socorro Costa, diretora do Departamento de Qualificação Profissional - DPQ.
Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas e aprenderam a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. “O curso teve como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebeu material didático completo para complementar os estudos”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.
Desde a inauguração dos Telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de 'ABC da Informática', com carga horária de 32hs e certificado de conclusão. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrange as 7 unidades de Telecentros distribuidas pelas 4 regiões da cidades. “Já são 1.369 alunos concluintes. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para a inclusão digital de tantos cidadãos, e ainda abrindo mais uma porta para o mercado de trabalho para cada um deles”, diz Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.
Centenas de natalenses se beneficiam com os Telecentros, conhecidos também por lan houses gratuitas. “Já incluímos mais de 5 mil pessoas no mundo digital. Contabilizamos também mais de 250 acessos diários nos nossos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, afirma Jaqueline.
No evento de encerramento do curso ABC da Informática, do Telecentro de Guarapes, a concluinte Tânia de Araújo Lima escreveu e recitou a seguinte poesia, que emocionou a todos:

POESIA: TELECENTRO GUARAPES
AUTORA: TÂNIA DE ARAÚJO LIMA

Aqui no bairro Guarapes
Chegou mesmo pra ficar
O Telecentro é a chave
Pra bons cidadãos formar
Contando com a ajuda da
Prefeita do lugar.

Para quem quiser crescer
O lema é dedicação
Fazer aproveitamento, aprender