Procon Municipal constata queda no preço de ovos e pescado

O Procon Natal constatou a queda nos preços de ovos de chocolate e do pescado para a Páscoa e Semana Santa, em relação à pesquisa anterior. Esta é a terceira e última pesquisa realizada pelo órgão para orientar as compras dos consumidores. Outra constatação é que as diferenças de preços são grandes, chegando a 71% no caso dos ovos de chocolate e mais de 100% no pescado.

A pesquisa de ovos foi realizada nos dias de 13 e 14 de abril, em 20 estabelecimentos comerciais- supermercados, hipermercados e lojas-departamentos e lojas especializadas. Já a pesquisa do pescado foi feita nos mesmos dias em 12 supermercados e em sete peixaria do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue.

Ovos de chocolate

O Procon Natal pesquisou 53 tipos de ovos das marcas garoto, lacta e nestlé e seis tipos de caixas de bombons das marcas lacta, garoto, nestlé e arcor. Comparando os preços de 52 produtos que estavam disponíveis nas duas últimas pesquisas de 2011, constata-se que 45 sofreram redução de preço e apenas sete subiram nos últimos dias.

Pescado e bacalhau

Comparando os preços desta última pesquisa com a pesquisa anterior, o procon natal constatou que os preços caíram 5,0% no mercado do peixe e nos super e hipermercados, 4,0%. Entretanto, comparando os preços dos dois diferentes locais, nota-se que os preços dos super e hipermercados estão cerca de 7% mais caros do que os do Mercado do Peixe.

Outra constatação é que o pescado está 10,92% mais caro em relação ao ano passado, mas sofreu redução média de 4,0% em relação a semana passada. Nos supermercados e hipermercados o aumento foi menor, em média de 1,0% do que no Mercado do Peixe que apresentou queda média de 19,7% em relação a 2010.

Os preços do bacalhau variam em função da marca e do estabelecimento. O da marca Saith varia de R$ 15,98 a R$ 37,89/kg. O bacalhau Ling tem o preço máximo de R$ 44,90 e o mínimo, R$ 21,90. E o Imperial do Porto varia de R$ 22,89 a R$ 52,90.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento, estão disponíveis para consulta no site do Procon Natal: www.natal.rn.gov.br/procon.