PETI abre novo núcleo na Estação de Rádio da Marinha

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), abre mais um núcleo para o desenvolvimento de atividades socioeducativas. O novo espaço do PETI já começou a funcionar na sede da Estação de Rádio da Marinha, parceria firmada em fevereiro de 2011. “Já estamos com 100 novos beneficiados, parte no turno da manhã e parte pela tarde”, declara Luciana Custódio, coordenadora geral dos PETI´s.

Diferente do PETI da Marinha dos Fuzileiros Navais que só atende meninos, essa nova unidade está beneficiando crianças e adolescentes dos dois sexos, que participam de atividades sociais, educativas e de lazer diversas como oficinas de esportes, de artes, dentre outros. “A Semtas está contribuindo sensivelmente para a redução do trabalho ilegal de crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas e da orientação aos pais”, afirma a coordenadora.

O PETI é uma das formas de combate ao problema do trabalho infantil no Brasil. Participando do Programa, os pais recebem benefício de até R$ 200 através do Bolsa Família para que as crianças e adolescentes em situação de risco participem de ações educativas. O programa tem como objetivo combater e erradicar todas as formas de trabalho perigosos, insalubres e degradantes, viabilizando o retorno à escola das crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos incompletos. Desta forma, o vínculo familiar é fortalecido através de orientações às famílias durante todo o período em que a criança/adolescente frenquentar o Programa. O PETI em Natal atende 1.600 pessoas de 6 a 15 anos e meio.

Núcleos do PETI:

• Cidade Nova – Travessa Getúlio Vargas s/n - 3232-4781
• Cidade da Esperança – Av. Paraíba, 81 (próximo ao CDCE) – 3232-4780
.Beira Rio – Rua Dr. Antônio de Souza, 218 B, Igapó – 3232-6292
• Alto da Torre – Rua Dr. Augusto Césino Monteiro Medeiros, 579 - Lot. .Mar Del Plata, Potengi – 3232-8202
• Marinha - Rua Marcílio Dias, s/n, Quintas – Fuzileiros Navais – 3216-3414
• Dom Bosco – Av. Guaratinguetá, 715, Gramoré (próximo a Igreja Católica do Gramoré) – 4008-1823
• TRANSPETRO – Rua Otoniel Menezes, 30, Santos Reis – 3216-9219