Prefeita participa do 2º aniversário do Projeto Semente Cidadã

Crédito da imagem: Augusto Ratis

O segundo aniversário do Projeto Semente Cidadã, coordenado pela Guarda Municipal do Natal, contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa. O evento foi realizado na tarde deste sábado (26), na Associação dos Policiais Inativos e Pensionistas do RN (Aspipern), em Soledade II, na zona Norte de Natal e contou com a presença de guardas municipais, de lideranças comunitárias e das crianças que participam do projeto, junto com seus familiares.
Na programação, o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Natal e da Aspipern, apresentação dos objetivos e ações do Projeto Semente Cidadã, uma palestra dada pelas crianças sobre Bullying e combate às drogas, além de apresentações culturais, como o grupo de pastoril Renascer, organizado por senhoras da comunidade do Soledade II, a banda Blackout 5, da comunidade e karatecas.
“Por meio de ações como o Projeto Semente Cidadã, evitamos que crianças e jovens se voltem contra a sociedade através da violência urbana, das drogas. Quero dizer que a partir de hoje vocês têm uma madrinha, que é Micarla de Sousa, do projeto. Já quero adiantar que numa área ao lado da sede da Aspipern, onde algumas das atividades são realizadas, faremos a implantação do projeto “jogo limpo”, que transforma espaços antes destinados a lixões e descampados, em áreas de lazer com campos de futebol, voleibol”, disse a prefeita.
A chefe do executivo municipal natalense disse também que pretende incluir os jovens que participa do projeto, em programas como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “Vocês da Guarda Municipal são um exemplo a serem seguidos por outros setores da nossa administração”, afirmou Micarla de Sousa, que lembrou de ações de sua gestão como a erradicação de seis comunidades precárias, beneficiando 3,5 mil pessoas, construção dos Ambulatórios Médicos Especializados (AME), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e depois de 18 anos de lutas, a implantação do Plano de Cargos Carreiras Vencimentos para os servidores públicos de Natal.
“Através do Projeto Semente Cidadã estamos formando cidadãos, tirando jovens de situações de risco, dando oportunidade a eles de se transformarem em grandes profissionais como advogados, médicos, professores, políticos”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva.
Semente Cidadã
De acordo com o coordenador do Projeto Semente Cidadã, o chefe de grupo de ação da Guarda Municipal do Natal, Hertes da Silva, este projeto foi criado pela Guarda Municipal da capital natalense. “Nosso objetivo é pregar uma nova forma de fazer segurança pública, através da atuação junto a estudantes da faixa etária de 8 a 16 anos, de ambos os sexos, que moram na zona Norte de Natal, investindo na melhoria da qualidade de vida dos participantes, bem como na prevenção contra as drogas e a violência urbana”, explicou o coordenador Hertes da Silva.
Durante os encontros, que ocorrem às terças e quintas-feiras pela manhã e à tarde, cerca de 120 crianças recebem orientações sobre trânsito, segurança, cidadania, práticas esportivas, com as atividades ministradas por um grupo de seis guardas municipais, que se dividem no trabalho de instrução, assistência social e administração. Voluntários do Grupo de Escoteiros Poti Cavalcanti apóiam o projeto.
O projeto também atua na conscientização da comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas, além da participação de 70 adultos da comunidade, que são assistidos periodicamente com aulas de alongamento e ginástica.
Já o idealizador do projeto, o guarda municipal Cláudio Paiva, a idéia é levar ações do tipo palestras sócio-educativas-esportivas, comemoração de datas como carnaval, São João, em atividades realizadas nos ginásios de esporte de Soledade II e o Nélio Dias, além da sede da Aspipern. “Pretendemos com este projeto fazer com que as crianças e os jovens cresçam distantes do mundo da violência urbana, tendo um futuro digno como cidadãos”, destacou Cláudio Paiva.
O comandante da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa, ressaltou também a importância deste projeto para sociedade. “Segurança pública não se faz só com armas e repressão, mas principalmente através de ações sociais de prevenção, como o Semente Cidadã”, disse o comandante.
Também participaram do evento, o coordenador da Defesa Civil Municipal de Natal, coronel Marcos Rodrigues Pinheiro e o presidente da Aspipern, sargento Fernando Luiz Filgueira.