SMS disponibiliza exames para o diagnóstico da Dengue

A rede municipal de saúde de Natal está disponibilizando exames específicos e inespecíficos para a o diagnóstico de dengue nos laboratórios das unidades de referência dos cinco distritos sanitários da capital.

A população pode ter acesso ao serviço na Unidade Mista do Satélite, Unidade Básica de Ponta Negra, Unidade Mista de Mãe Luiza, Policlínica José Carlos Passos, Hospital dos Pescadores, Unidade Mista de Felipe Camarão, Unidade de Saúde de Pajuçara, Policlínica Cidade da Esperança, Centro de Referência Infantil Sandra Celeste e no Hospital da Mulher Dr. Leide Morais.

Os exames inespecíficos oferecidos nas unidades são o de prova do laço, TGO e TGP, hemograma e plaqueta, importantes para confirmação de infecção e análise inicial do quadro do paciente, após a avaliação clínica. O exame sorológico específico, utilizado para a identificação da presença do vírus e reação do organismo a ele, está sendo realizado na rede municipal de saúde através da metodologia ELISA (IgG e IgM), método preconizado pelo Ministério da Saúde, e os resultados divulgados em até 72h.