Dia do Artesão será comemorado pela Semtas

Das mãos talentosas de centenas de natalenses nasce a arte. Da palha fazem bolsas, acessórios, utensílios domésticos. Do barro, esculturas, peças para cozinha e decoração. Assim, por meio de bordado, da folha de bananeira, da argila, da linha, entre outros materiais, o artesanato se renova a cada dia, a cada geração. Para valorizar cada um desses profissionais há uma data reservada no calendário, 19 de março é o Dia do artesão. Por reconhecer e investir fortemente no potencial do artesanato local como ferramenta para geração de emprego e renda, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai oferecer aos artesãos natalenses, nesta sexta-feira (18), a partir das 16h, no Centro de Artesanato ( Artesanat), atividades especiais em comemoração àqueles que resgatam e mantém viva a história da arte produzida manualmente na capital.

“Iremos realizar um coquetel com os artesãos, e para abrilhantar ainda mais o evento teremos a participação do coral da Semtas. Haverá ainda entrega de novas carteiras aos artesãos, sorteio de brindes, Dia de Beleza com corte, escova e manicure, e uma palestra sobre empreendedorismo que será realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). Vamos aproveitar a oportunidade também para anunciar a programação do Artesanat 2011, com a novidade para a Feira da Árvore permanente aos domingos, além de Feiras e Eventos que terão a participação dos artesãos”, destaca
Alcedo Borges, secretário da Semtas.

Na ocasião, será anunciada também a parceria da Semtas com o Sebrae/RN que irá qualificar aproximadamente 400 artesãos até a Copa do Mundo. “Os cursos começam já neste semestre com aulas de atividades manuais, design, inglês, espanhol, dentre outros cursos nas mais diversas tipologias”, conta Frederico Leite, diretor do departamento de empreendedorismo da Semtas.

Segundo o coordenador do Artesanat, Neto Leal, as capacitações oferecidas pelo Sebrae/RN irão contribuir para melhoria ainda mais a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos artesãos, além de ampliar o acesso a novos mercados. “Com as capacitações, serão trabalhados desde o empreendedorismo, até a melhoria do produto. Iremos aprender mais sobre como formar preços, como trabalhar em grupo, e como nos adequar ao que o mercado exige. Vamos ter melhorias
na gestão de negócios”, explica o coordenador.

Artesanat terá Feira da Árvore aos Domingos

O Artesanat terá Feira da Árvore permanente aos domingos, das 16h às 21h. A Feira reunirá cerca de 30 artesãos que irão expor e vender seus produtos. Além do espaço voltado para o artesanato, haverá ainda área reservada para alimentação e também para as crianças, com pula-pula, tobogã e brinquedos diversos. “É primeira vez que abrimos o Centro de Artesanato aos domingos e esperamos que a população prestigie o artesanato municipal. Essa é mais uma estratégia para incentivar ainda mais a geração de trabalho e renda em nossa cidade”, ressalta o secretário da Semtas.

Artesanat

No Centro de Artesanato são realizadas ações de qualificação profissional, cadastramento de artesãos, emissão de carteira do artesão e promoção desses profissionais em feiras e eventos, nacionais e internacionais, como uma estratégia de incentivo à cultura do artesanato e geração de renda. Também são realizadas a exposição e comercialização dos artefatos artesanais no Artesanat de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem nenhum custo para o artesão. "As peças expostas saem direto das mãos do artesão para os clientes, sem intermediação, o que gera mais lucro para o profissional e valores mais em conta para o consumidor", explica o diretor do Artesanat. Atualmente, a Semtas beneficia cerca de 4 mil artesãos cadastrados no Artesanat.