Profissionais da Casa de Passagem III iniciam curso de capacitação

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), deu início esta semana ao Curso de Capacitação para os profissionais da Casa de Passagem III, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O curso denominado “Projeto Político Pedagógico (PPP): uma construção para todos” tem como objetivo promover uma formação profissional para a equipe da Casa.

“Após essa formação, iremos formatar o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Serviços de Acolhimento Institucional das Casas de Passagem para que logo seja colocado em prática”, declara Anadir Pessoa, pedagoga da Semtas. O PPP será um documento orientador do funcionamento interno dos Serviços da Casa de Passagem, contendo informações sobre como deve ser o relacionamento dos profissionais com a rede socioassistencial, com as famílias e com a comunidade em geral. “Os profissionais se mostraram muito interessados em iniciar o processo de sistematização do documento, que será elaborado dentro da Casa com o conteúdo aprendido durante o curso”, explica a pedagoga.

A ministrante ainda relata que o documento irá criar a diretriz administrativa da Casa, com a finalidade de viabilizar os caminhos a serem seguidos pelas demais unidades de acolhimento. “Toda a equipe será responsável pela elaboração do documento. Essa foi a intenção do curso”, finaliza Anadir.

O curso, que tem carga horária de 40 horas, foi montado pelos profissionais que compõe o DPSE com o intuito de facilitar o processo de construção do Projeto, bem como fazer valer as especificidades das demandas de funcionamento de cada Casa. A elaboração do Projeto será de forma coletiva. Crianças, adolescentes e seus familiares também terão a oportunidade de construir o documento. A capacitação da equipe da Casa de Passagem III finaliza no dia 25 de março.

Mais informações sobre a capacitação

A capacitação para os profissionais das Casas de Passagem já foi realizada para as equipes da Casa I e II, que receberam certificados. A psicopedagoga e coordenadora da Casa de Passagem I, Patrícia Faria, conta que o curso envolveu várias questões como auto estima, competência, maneiras de trabalho, orientação. “A construção do documento reflete todos esses fatores. A colaboração dada por cada um partiu das necessidades analisadas. Cada funcionário irá ter sua
contribuição no documento que será redigido com base nas orientações do curso e nas leis que servem de base para a Casa de
acolhimento”, relata a coordenadora.