Universo Feminino conquista espaço em Brasília Teimosa

O Centro Social de Brasília Teimosa teve no sábado passado, dia 12, uma programação de extrema importância para o público feminino. Com sorrisos, perfume e muita atenção, as mulheres aderiram em peso ao programa do Ambulatório Médico Especializado (AME) do bairro, no primeiro encontro da campanha “Universo Feminino. Usuárias do AME puderam aproveitar o final de semana para comemorar o mês da mulher e cuidar da saúde.

Moradora do bairro há mais de 50 anos, a aposentada Olindina do Nascimento é uma das fundadoras do Centro Social e uma das maiores incentivadoras da ação. “É muito mais proveitoso reunir todas aqui para falar de saúde. O pessoal da AME é muito atencioso e trouxe temas importantes para as mulheres dessa região da cidade. Espero que esse carinho continue por muito tempo”, reforça dona Olindina.

Madalena, Maria, Sonia, Dalva e outras 40 mulheres também não perderam a oportunidade de usufruir de alguns serviços, como aferição de pressão e glicemia, e participar das palestras. Durante todo o mês de março, a campanha “Universo Feminino” irá percorrer os bairros das unidades AME em Nova Natal, Planalto e Brasília Teimosa. O objetivo é levar informação às mulheres e reafirmar a parceria das unidades ambulatoriais com a comunidade.

Entre os temas, nutrição, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados estéticos e violência contra a mulher. Este último, um dos mais discutidos, abordou a lei Maria da Penha (11.340/06), os casos mais comuns, o ciclo da violência e o apoio oferecido pela Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) através do Centro de Referência da Mulher. “A mulher está mais consciente e isso tem alertado a sociedade para esse problema tão grave. A violência não é só física, pode ser psicológica ou sexual e acontece dentro de casa. Nós queremos que as natalenses saibam que podem contar com o apoio da AME e da Secretaria Municipal de Saúde para combater essa prática terrível”, destaca a assistente social da AME, Ylmara Gomes.

A programação se estendeu até a hora do almoço e agradou à representante do conselho comunitário, Maria Natividade Bezerra. “Como é bom ver esse espaço tomado por conhecimento e ajuda. Toda minha família e essa comunidade já contam com os médicos e com a equipe da AME lá no ambulatório. É muito bom saber que os temos por perto sempre”, disse.

No próximo sábado, 19, a ação irá encontrar-se com as usuárias da AME Planalto, das 08 às 12 horas.

Dia 12 – AME Brasília Teimosa, das 08 às 12 horas
Dia 19 – AME Planalto, das 08 às 12 horas