Exposição "Origens Nordeste Brasil" estreia nesta terça-feira


Exposição "Origens Nordeste Brasil" estreia nesta terça-feira

A artista plástica Ana Selma Galvão finaliza os detalhes para a exposição “Origens Nordeste Brasil”, que aporta nesta terça-feira (15) na Capitania das Artes, com 80 peças produzidas em papel maché e papietagem. O coquetel de abertura será realizado às 19h, quando a galeria Newton Navarro estará preparada para receber a classe artística, imprensa e convidados. Toda a ambientação da galeria recebeu o toque especial da arquiteta Vera Lúcia Bezerra, parceira de Ana Selma no projeto.

 

A artista tem como matéria-prima a reutilização papel, doado por instituições, empresas e escolas. Buscando a sustentabilidade, Ana Selma reutiliza o papel por meio de técnicas como o papier machê, uma técnica milenar feita com papel picado embebido em água, coado e misturado com cola. Com esta massa, é possível moldar objetos em diferentes formatos. Ana Selma também utiliza nas suas obras a técnica da papietagem, em que usa o balão, folhas de papel e goma de mandioca.

 

Para a exposição “Origens Nordeste Brasil”, a ideia foi aliar arte e sustentabilidade, transformando-as em ícones que representam a cultura nordestina, como Lampião e Maria Bonita, a Baiana, o Bumba-meu-Boi, o Pescador, entre outros. A exposição ficará na Capitania das Artes durante um mês – até o dia 15 de abril, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

A exposição é integrante do projeto “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”, que tem como concepção artística a reciclagem do papel por meio da transformação dessa matéria-prima tão simples em ricas peças de arte. As peças para essa exposição começaram a ser elaboradas em maio de 2010 e o projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

 

Durante a exposição, serão ministradas quatro aulas, onde o visitante irá aprender as técnicas, além de ter a possibilidade de criar sua própria obra pintando máscaras de papier mâché.

 

Após esse período na capital potiguar, a exposição segue rumo ao Porto, em Portugal, com abertura marcada para o dia 9 de maio, no Grande Colégio Universal. Em terras lusitanas, a “Origens Nordeste Brasil” fica em exibição até o dia 23 de maio.

 

Exposição Origens Nordeste Brasil

Projeto Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas

Abertura: 15 de março - terça-feira - às 19h

Local: Galeria Newton Navarro - Capitania das Artes - Ribeira

Visitação: Segunda a sexta - das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389