Centros Públicos formam mais de 160 cidadãos somente no mês de março

Centros Públicos formam mais de 160  cidadãos somente no mês de março
Crédito da imagem: Álvaro Rocha

Os Centros Públicos, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), formam nesta quinta-feira (17), e ainda nos dias 18 e 25 de
março, 165 pessoas em cursos de qualificação profissional em diversas áreas. “Os cursos foram oferecidos aos cidadãos que queriam obter qualificação profissional, sem custo. Eles tiveram, em média, uma carga horária de 100 horas/aulas, que foram ministrados por uma equipe especializada, o que garantiu boa capacitação dos novos profissionais, que já estão sendo inseridos no mercado de trabalho”, declara Micaele Melo, diretora do Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho (DIAT).

Nesta quinta-feira (17) haverá, no período vespertino, o encerramento das turmas de inglês e duas de operador de micro no Centro Público da Cidade Alta. No mesmo dia, haverá encerramento de turma duas turmas de operador de micro no Centro Público do Alecrim, uma de manhã e outra a tarde, e também de espanhol no período matutino.

No dia 18 de março, a partir das 8h, serão as turmas de Rotinas Administrativas, Recepcionista e de Operador de Micro que irão finalizar as aulas; e no dia 25, a partir
das 14h será a turma de marketing e vendas.

“Agora que qualificamos mais de 160 alunos pedimos para que eles aproveitem a oportunidade e atualizem seus dados pessoais e profissionais, inserindo o novo curso concluído no currículo do cadastro para empregos dos Centros Públicos. Assim, poderemos encaminhá-los para melhores vagas de empregos”, ressalta Micaele Melo.

Diariamente o Portal da Semtas oferece vagas de empregos e os Centros Públicos direcionam as vagas para trabalhadores cadastrados no sistema. Para atualizar o cadastro, basta ir aos Centros Públicos do Alecrim ou o da Cidade Alta com a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF e com o currículo atualizado. E para quem ainda não é cadastrado pode aproveitar a oportunidade. “É a mesma documentação”, simplifica a diretora. Ao todo, mais de 11 mil pessoas se inscreveram de janeiro a junho de 2010 nos Centros Públicos em busca de emprego. Foram mais de 2 mil vagas de empregos ofertadas. Mais de 4 mil foram encaminhadas às empresas. Mais de 500 foram contratadas no mercado formal, com carteira assinada. Ao todo são 40.851 cadastrados. O Portal de Vagas está disponível no site da Semtas (www.natal.rn.gov.br/semtas).

Sobre o Centro Público

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda é um órgão dedicado a capacitar o trabalhador a atuar em sintonia com o mercado de trabalho. Dessa forma, o Centro oferece cursos gratuitos de capacitação e atualização profissional. O Centro Público também oferece o banco de dados, que é uma importante fonte de consulta
para as empresas na hora da contratação. Esse serviço é oferecido de forma gratuita para as empresas de pequeno, médio e grande porte que querem encontrar mão-de-obra qualificada.

Os Centros Públicos funcionam na Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-4202, unidade I e Praça Padre João Maria, 78 – Cidade Alta. Fone: 3232-4190 a unidade II. O telefone de contato é 0800 281 9494.