Carnaval dos Caps é marcado pela alegria e descontração

Usuários das Unidades de Atenção Psicossocial da rede municipal de Saúde também entraram no ritmo do carnaval em Natal. Pacientes e familiares se unem aos profissionais dos CAPs para mostrar que alegria é o principal ingrediente da folia.

Ontem (03) os foliões da rede CAPs percorreram as ruas do bairro de Petrópolis até a Catedral Metropolitana ao som de machinhas de carnaval. Para Rossana
Campos, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial III Leste- CAPS, eventos assim são importantes para a socialização dos pacientes. “O sentido de comemorar o carnaval é trazer alegria para todos os pacientes dos CAPS, e mostrar a eles que não precisam utilizar drogas ou bebidas para se divertirem, além de colocá-los participando da sociedade”, disse a coordenadora.

Lázaro Emmanuel (27), morador do bairro da Cidade da Esperança, está em tratamento para livrar-se da dependência das drogas no Centro de Atenção Psicossocial II Leste. Ele comenta que é muito interessante participar de eventos assim. “ É muito bom, pois faz com que a gente volte a se comunicar com a sociedade, pois quem vive no mundo das drogas é vítima de muito preconceito, aqui nós nos divertimos muito”, disse.

Lázaro Emmanuel foi dependente do crack e da maconha durante 12 anos e agora está há 4 meses sem usar nenhuma droga. “ Tenho participado do tratamento
diariamente, temos grupos de terapia e somos muito bem tratado por toda equipe que nos ajuda a voltar a ter uma vida normal”, disse.

A gerente do CAPS III, Cristiane Leite, afirmou que trazer a alegria para os pacientes dos CAPS é fundamental, pois ajuda na recuperação. “Estão participando crianças com problemas mentais, usuários de drogas e dependentes químicos, todos juntos com muita alegria, além dos seus familiares e amigos de outras unidades de saúde que vem nos prestigiar”.