Escolas prontas para desfile na avenida

Luxo, harmonia, charme e beleza. São os principais requisitos que serão exibidos na próxima segunda-feira, 7, pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba “Malandros do Samba” em busca do título de 2011. A atual campeã do carnaval natalense promete reluzir a avenida exibindo toda a criatividade e autenticidade própria dos seus componentes, fator considerado marcante na conquista de 33 títulos em 53 anos de história.

Nas cores vermelho, verde, azul e branco, a escola entra na avenida com 1.100 componentes distribuídos em 12 alas e cinco carros alegóricos. Este ano, as cores originais são acrescidas de outras formando um verdadeiro “arco íris” em função do tema escolhido Primazia Brasileira, Sua Majestade “A Cachaça”. Na avenida, a escola contará a história desse produto cuja matéria-prima (cana de açúcar) se confunde com a própria História do Brasil.

O presidente da agremiação, Kerginaldo Alves, que também é vice-presidente da Associação de Escolas de Samba e Tribos de Índios de Natal (AESTIN), ressalta o trabalho de superação que a sua escola está fazendo “para ir para cabeça”, ou seja, conquistar o bicampeonato. Segundo ele, as dificuldades são muitas mais a escola enfrenta o desafio apenas pelo prazer de estar na avenida. “Fazendo assim, esperamos que os gestores nos acompanhem para que possamos ter o que tivemos no passado, o terceiro carnaval do país”.

A GRES Malandros do Samba foi fundada na porta da Igreja Matriz Sagrada Família (Rocas), em 27 de junho de 1958, pelos boêmios da noite, entre eles, Aluízio Pereira, Toinho Costureiro, João Bem-Te-Vi e Manoel Farrapo. Fruto da junção dos blocos Sainhas, Endiabrados no Samba e Pinto Pelado, a escola tem como destaque Antônio Melé - um dos baluartes do carnaval do passado e Joaquim Domingos (ex-presidente), além da madrinha Nazaré, de 105 anos, que ainda figura entre os carnavalescos.

Entre os figurantes, Kerginaldo Alves destacou o ator Raul Cortez que desfilou pela escola por um período de três anos. “Na verdade o destaque somos nós, as escolas, que mantemos o carnaval vivo”. A frente da escola desde 1996, o presidente informou que a escola foi tetra-campeão de 1997 a 2000, 3ª colocada em 2001, vice em 2002, campeã em 2003, vice em 2004, bi campeã 2005/2006, vice em 2007, campeã em 2008, 3º lugar em 2009, campeã em 2010 com a expectativa de ser bi em 2011.

BALANÇO DO MORRO

Com o último título conquistado em 2007, quando homenageou a cantora Marina Elali, a GRES Balanço do Morro entra na avenida nesta segunda–feira com o desafio de superar o brilho da sua principal concorrente. Para tanto, apostou num tema religioso ao reverenciar Santa Rita de Cássia cuja imagem parece estar bem viva para deleite dos cristãos que procuram a cidade de Santa Cruz, região do Trairi do Estado.

Para contar a história, a escola leva para avenida este ano cerca de mil componentes. O tema “Santa Cruz, uma explosão cultural e turístico-religiosa” é fruto de consulta a livros com apoio do prefeito daquele município.

Dividida em dez alas e com um total de 100 músicos, a escola irá mostrar a exploração da cidade desde os primórdios até os dias atuais, com ênfase a origem dos primeiros habitantes, o comércio e a economia da cidade. Destaques serão dados as corrida de jegue, baianas (tributo a Santa Rita), colonos e fidalguia.

A escola foi fundada no bairro das Rocas pelo mestre Lucarino Roberto de Souza em 06 de janeiro de 1966. Na época, era formada por 300 pessoas. Entre os seus destaques estão o historiador Josué Pires Botelho (o Pelotas), e o figurinista Carlos Alberto Julia (Dicarlo), além dos carnavalescos Costa Filho e Marcos Vasconcelos.
Ao todo, a escola detém 23 títulos, com destaque para o de hexa campeão conquistado no período de 1980 a 1986. A escola também foi uma vez tetra e outra penta campeã, quatro vezes tri e três vezes campeã.

Classificação

Além das escolas Malandros do Samba e Balanço do Morro, o Grupo A é formado pela SERES Acadêmicos do Morro, Escola de Samba Imperatriz Alicrinense do Samba, SERES Em Cima da Hora, GRES Rio Grande do Norte, GRES Berimbau no Samba e GRES Império do Vale.

Já o Grupo B é formado pela GRES Confiança no Samba, GRES Águia Dourada, GRES Imperadores do Samba, GRES Unidos de Areia Branca e SERES Ferro e Aço.
Pelo regulamento, as duas últimas escolas do Grupo A caem para o Grupo B e as duas primeiras do Grupo B sobem para o Grupo A. Por sua vez, a última colocada do Grupo B cai para o Grupo de Acesso. Esse grupo, este ano conta com a GRES Santa Cruz, de Macaíba e da Tribo Indígena Apache, de Ceará-Mirim.