"Bloco da Prevenção" leva informações sobre saúde para

Uma das grandes novidades da campanha de prevenção de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Natal (SMS) é o “Bloco da Prevenção”. Qualquer pessoa pode participar da ação, que será destaque no carnaval 2011 da Redinha nesta sexta-feira (04), e tem como objetivo levar informações sobre saúde para o meio da folia, numa das comemorações mais tradicionais da cidade. A concentração do bloco começa às 18h, em frente ao Mercado da Redinha.

“A idéia é alertar todos os foliões, tanto do bloco da prevenção, como dos outros blocos, sobre a importância do uso sistemático e correto de preservativos em todas as relações sexuais e também chamaremos a atenção da população sobre como o uso moderado de álcool é importante para evitar doenças sexualmente transmissíveis”, destaca o coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS-Natal, Wilson Dantas.

Os abadas podem ser adquiridos, em troca de 2kg de alimentos não perecíveis, em postos montados nas unidades do Hiperbompreço das avenidas prudente de morais e Roberto freire. Durante todo o percurso serão distribuídos preservativos, materiais educativos, leques e adesivos de rosto ilustrados com imagens e frases em alusão à campanha. O som ficará por conta do grupo Mini-trio e Banda.

Além do “Bloco da Prevenção”, a campanha do Programa Municipal de DST/AIDS, também promoverá ações educativas e de diagnóstico de doenças com uma equipe de 70 profissionais de saúde espalhados em diferentes pontos da cidade, durante todos os dias de programação oficial do carnaval. Para isso, a secretaria de saúde conta com o apoio e participação de organizações não governamentais ligadas a trabalhos de prevenção e assistência ao tema no município, como APOLOS, GRUPO AFIRMAÇÃO HOMOSEXUAL, GAL-RN, ASPRORN, LNCA, CADESC, ATREVIDA-RN, GAMI e CAAPVC.

Serão distribuídas mais de 250 mil unidades de preservativos masculinos, 10 mil unidades de porta camisinhas e afixados mais de 4,5 mil cartazes em locais de concentração de foliões nos cinco circuitos carnavalescos (Centro Histórico, Ribeira, Redinha, Alecrim e Ponta Negra) e disponibilizados testes rápidos HIV/SÍFILIS, nos dias 05, 06, 07, 08 e 09 de março, das 10h às 16h, na paria da Redinha, em uma unidade móvel de saúde instalada nas proximidades da igreja da pedra.