Programa Endereço da Gente chega ao Alecrim

O Programa “Endereço da Gente” da Prefeitura do Natal, coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e que atua na nominação e sinalização de ruas e avenidas de Natal, agora esta concentrado no bairro do Alecrim. O objetivo do programa é reordenar os endereços da cidade, beneficiando diretamente o cidadão com a entrega de correspondências e facilitando a localização.

O “Endereço da Gente” prioriza as regiões que não possuem nomes de logradouros e numeração padronizada, além disso, visa conscientizar a população sobre a importância de se preservar as placas de sinalização pública.

Segundo a coordenadora do programa, França Carvalho, desde a criação em 2009, cerca de 1.210 placas já foram instaladas na cidade.“ Só no segundo semestre de 2010 os bairros do Pitimbú e San Vale foram beneficiados com a instalação de cerca de 500 novas placas”, diz .

Para tanto, levantamentos foram realizados pela Semurb para mapear as áreas com problemas de identificação, além do cruzamento do banco de dados com os Correios para identificar as novas ruas. De acordo com a chefe do setor de Geoinformação, Cartografia e Toponímia, Flávia Monalisa de Figueiredo, o Alecrim terá 119 ruas beneficiadas pelo programa.

“O trabalho de instalação esteve parado alguns meses devido à espera pela confecção das novas placas, mas foi retomado agora em fevereiro. Estão sendo instaladas no Alecrim 216 placas”, afirma. Ainda segundo Flávia Monalisa, “o próximo bairro a ser contemplado será Lagoa Azul, na zona Norte de Natal com um total de 323 placas”, acrescenta.

As novas placas instaladas pelo Endereço da Gente receberam mudanças e um novo modelo foi confeccionado, para oferecer melhor visualização e ajudar na identificação das ruas com mais rapidez. Para solicitar correção das ruas com problemas de identificação e numeração, os moradores podem comparecer a sede da Semurb, localizada na rua Raimundo Chaves, 2000, em Lagoa Nova.