Arco do Sol será removido para recuperação

O monumento “Arco do Sol”, situado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, Zona Sul, será recuperado pela Prefeitura do Natal. Após o risco iminente apontado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RN), a Prefeitura de Natal irá fazer uma licitação para recuperar o monumento e entregá-lo novo à cidade. As chapas de alumínio, que apresentam desgaste por corrosão, já foram retiradas para que as obras de recuperação possam ser iniciadas.

Na madrugada desta quarta-feira (2), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciarão o trabalho de remoção da estrutura de ferro. O órgão contará com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal para sinalizar a via e garantir o andamento do serviço. A previsão é de que a retirada seja concluída no mesmo dia, no período da tarde. O horário da madrugada foi escolhido para iniciar a remoção com o intuito e provocar o mínimo possível de transtornos no trânsito do local.

Por solicitação da Semsur, o Crea/RN realizou uma vistoria técnica no dia 19 de fevereiro e o laudo apontou que a estrutura apresenta sinais graves de corrosão na principais peças de sustentação, podendo provocar ruptura e desabar.

O monumento projetado pelo arquiteto Felipe Bezerra foi um presente da empresa Ecocil pela comemoração aos 400 anos da cidade de Natal e simboliza o sol e o mar, características que tornaram a capital potiguar conhecida como a ‘Cidade do Sol’.

Inaugurado em 23 de dezembro de 1999, possui um vão livre de 20 metros sobre a Avenida Engenheiro Roberto Freire. Sua estrutura sustentada por cabos de aço é revestida com chapas de alumínio na cor prata e o pilar principal de sustentação é de aço pintado na cor dourada. Sua altura máxima é de 7,60m e a mínima é de 3,65m.