Alunos de Telecentros se formam no curso ABC da Informática e monitores e coordenadores no de

Francisca Cardoso Galvão, de 72 anos e Clarisse Gabriela Cunha Costa, de oito anos, são exemplos de que a inclusão digital é possível e imprescindível à todas as classes sociais e idades. Tanto que elas fazem parte da turma de 60 pessoas que se formaram no curso “ABC da Informática” promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, no Telecentro do Corpo de Bombeiros.

A formação dos alunos ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), no auditório do Corpo de Bombeiros, na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol. A prefeita do Natal, Micarla de Sousa compareceu à solenidade e fez a entrega dos certificados de formação destes formandos. Na ocasião coordenadores e monitores dos Telecentros, também foram congratulados com os diplomas do Curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“É muito gratificante ver a satisfação das pessoas quando passam a conhecer o mundo da informática. Estamos aqui realizando nosso papel junto à sociedade, através da inclusão digital, até porque, independente da idade, é tempo de aprender, de se reinventar a cada dia”, destacou a prefeita do Natal Micarla de Sousa.

Satisfação esta, ratificada pelos beneficiados. “O curso foi maravilhoso. Pela primeira vez estou tomando noções de informática, enxergando um novo mundo”, disse a professora aposentada Francisca Cardoso Galvão, que fez o curso junto à neta, Clarisse Gabriela Cunha Costa, e sua filha Cosma Maria da Cunha, de 38 anos. As três apresentavam felizes os certificados, que mais do que conhecimento e mais uma referência curricular, é a abertura de portas para uma gama de possibilidades profissionais.

De acordo com a coordenadora geral dos Telecentros,durante o curso – totalmente gratuito -  objetiva-se familiarizar o usuário, que nunca teve oportunidade, nem contato com um computador ,para com o mundo digital, visando a qualificação para o mercado de trabalho. Desta forma, os alunos aprendem desde o mais básico, como usar o mouse, teclado e ferramentas da internet, até a utilização de softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox.

O curso está disponível a qualquer pessoa, a partir dos sete anos de idade (desde que estejam acompanhados de pais ou responsável), o material didático é completo, e ao fim do curso, todos os alunos, que atingiram a meta disposta pelo programa, recebem seus diplomas para acrescentarem ao currículo profissional.

Libras
Na ocasião, também foram entregues certificados para 15 coordenadores e monitores dos Telecentros. Esses, por sua vez, formados no curso de Libras (linguagem dos sinais) ministrado pela professora Juliana Fernandes Montalvão Mateus, que é deficiente auditiva. “Começamos a identificar entre os nossos usuários dos Telecentros pessoas com surdez  e notamos que nossa equipe estava tendo dificuldades para orientar tais pessoas. Nesse contexto,  resolvemos realizar este curso para que todos tenham acesso por igual, ao receber os ensinamentos sobre informática”, informou o titular da Semtas, Alcêdo Borges, também presente a solenidade de entrega dos certificados.

A coordenadora geral dos Telecentros, Jaqueline Maia, informou ainda que após o carnaval, os monitores e coordenadores serão capacitados em operador de micro, redes sociais e digitação, para que repassem estes conhecimentos em cursos que serão criados nestas áreas.

Meta
No período de janeiro de 2010, até o final do mês de fevereiro deste ano, já foram formados nos cursos ‘ABC da Informática’, nos sete Telecentros da Capital Potiguar, 1.114 pessoas e até o final deste ano serão instalados 20 novas unidades em Natal, sendo 10 delas, até o final do primeiro semestre. Comemora Alcêdo Borges.

Telecentros
O Telecentro é um espaço de inclusão digital principalmente para quem não tem computador e/ou tem a necessidade de vir à lan house aprender a manusear e melhor conhecer o equipamento.

Além de dar acesso livre à internet, estes centros realizam qualificação profissional por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Cada um dos Telecentros é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sext