SMS abre I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária

“Vigilância Sanitária na Perspectiva da Cidade Saudável”. É este o tema do I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária (Enlavisa), que acontece juntamente com a 4ª Semana da Vigilância Sanitária de Natal, até a próxima sexta-feira (29), no Pirâmide Palace Hotel, Via Costeira. O evento é organizado pela prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem o objetivo de discutir os caminhos para se construir uma Cidade Saudável.

“Devemos pensar a Vigilância Sanitária, tendo o cidadão como parceiro. É dessa forma que alcançamos uma cidade mais saudável, ao ponto de comemorarmos este ano a redução de 90% do número de casos de dengue em relação a 2008”, afirmou a prefeita do Natal Micarla de Sousa, que participou da solenidade de abertura do Enlavisa, nesta terça-feira (26).

A chefe do executivo natalense também ressaltou a importância da realização do I Enlavisa, pois serve como um momento de reciclagem e qualificação dos servidores e funcionários da Vigilância Sanitária da capital potiguar. “A troca de experiências desenvolvidas com técnicos de outros países, como Portugal e Argentina, contribuirá para o trabalho da Prefeitura do Natal nesta área”, ressaltou a prefeita.

A presidente do evento, a chefe do setor de Vigilância Sanitária do município do Natal, Izolda Leite Fonseca, disse que o Enlavisa discutirá os caminhos para chegar a uma cidade saudável. “Nossa meta é fazer uma integração com as práticas de todos as secretarias municipais, assim como com entidades da sociedade, sempre na perspectiva da cidade saudável”, afirmou Izolda Leite.

Nesse sentido, o trabalho da Vigilância Sanitária vai além de cuidar apenas do controle da saúde da população. “Uma cidade saudável oferece para seus habitantes, além de boas condições de saúde, emprego, moradia, educação, ou seja, qualidade de vida”, informou a presidente da Enlavisa.

A titular da SMS, Ana Tânia Lopes Sampaio, disse que no último dia do evento, na sexta-feira (29), ocorrerá a apresentação e assinatura do termo de compromisso do programa “Natal Cidade Saudável”. “Pretendemos assim, que toda cidade do Natal e sua população tenham um ambiente bem mais saudável para se viver”, ressaltou Tânia Sampaio.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Melo, também presente a solenidade de abertura, destacou o aumento do repasse dos recursos de sua entidade para as regionais em todo Brasil. “Em 2003 destinávamos 25% do nosso orçamento para o trabalho das Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios. Atualmente este percentual já é de 53%”, informou Dirceu Raposo.

A solenidade de abertura do I Enlavisa também contou com a presença Franklin Capistrano, presidente da comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Natal, Kalazans Bezerra, secretário municipal de Serviços Urbanos, João Albérico Fernandes da Rocha, secretário adjunto de Saúde do Governo do Estado e Benise Lira, subcoordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde.