"Natal em Ação" mobiliza secretarias na blitz cidadã


"Natal em Ação" mobiliza secretarias na  blitz cidadã
Crédito da imagem: Álvaro Rocha

As secretarias municipais de Natal estão trabalhando de forma integrada na realização do Programa “Natal em Ação”, que mobiliza a cidade por meio da “Blitz Cidadã”. A população tem a oportunidade de aprender mais sobre a preservação da cidade e obter informações para melhorar a qualidade de vida. As orientações estão sendo oferecidas pelas equipes de 14 secretarias municipais que, juntas e de forma itinerante, estão atuando em atividades educacionais por toda a cidade.

No último final de semana, as ações foram desenvolvidas na Praia do Meio, em frente à Secretaria Municipal de Turismo (Seturde), e amanhã (22) se concentrarão na Avenida Felizardo Moura e Avenida Tomaz Landim, Gancho de Igapó.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas) está aproveitando a oportunidade para fazer uma campanha de conscientização com a distribuição de panfletos sobre os serviços de apoio aos moradores de rua oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), desenvolvido pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE). “O Centro é responsável por oferecer atendimentos especializados de apoio, orientação e acompanhamento a população que se encontra em situação de risco social, com violação de direitos e que não apresente rompimento de vínculos familiares”, declara Verônica Dantas,
diretora do DPSE.

O trabalho é feito a partir de denúncias ou demandas espontâneas para atender situações de rua e mendicância, violência contra crianças, adolescentes e idosos, abuso e exploração sexual e a pessoas com deficiência física membros de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os casos são analisados por um dos centros localizados em quatro diferentes regiões da cidade com a finalidade de serem tomadas as medidas necessárias.

“É importante as pessoas saberem que os Centros existem e estão acessíveis. Caso o cidadão sinta a necessidade de denunciar alguma ocorrência basta ligar para um dos centros (3232-4776 / 3232-7585 / 3232-9239 / 3232-6648) e formalizar denúncia”, afirma Lidiane dos Anjos, coordenadora do CREAS I. Cada núcleo conta com uma equipe sócio assistencial, com orientadores educacionais, assistentes sócias, psicólogos, pedagogos, com a finalidade de acompanhar e fornecer a devida assistência.

A programação da Blitz Cidadã segue até o dia 27 de fevereiro e as tendas serão montadas nos dias e locais abaixo:

Dia 22 - Av. Felizardo Moura/Av. Tomaz Landim, Gancho de Igapó;
Dia 23 - Av. João Medeiros Filho, próximo ao Atacadão;
Dia 24 – Av. João Medeiros Filho, na Feira do Conjunto Panorama;
Dia 25 - Av. João Medeiros Filho, no Norte Shopping;
Dias 26 e 27 - Praia da Redinha, ao lado da entrada do mirante, próximo à Igreja de Pedra.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389