NAE abre as atividades do ano


NAE abre as atividades do ano

O Núcleo de Atenção Especial (NAE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), retomou as atividades em 2011. “A equipe técnica do NAE já voltou a trabalhar. Neste mês de fevereiro estamos realizando visitas domiciliares aos usuários que já são atendidos pelo Núcleo. O objetivo das visitas é renovar as matrículas e reconhecer as condições reais em que as famílias se encontram. A partir do dia 14 de março, iremos iniciar as atividades na sede do Núcleo”, declara Milena Maia, coordenadora do Núcleo.

A coordenadora enfatiza ainda a necessidade das visitas domiciliares. “Temos vários usuários cadeirantes e nossos profissionais poderão conhecer e analisar melhor a realidade deles. Queremos estudar a acessibilidade desses usuários, não apenas em casa, mas também na comunidade”, relata Milena Maia.

O NAE atende a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade que são portadoras de algum tipo de deficiência mental, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, dando assistência psicológica e pedagógica aos beneficiados pelo programa. O NAE atende hoje no município 180 usuários.

Para fazer parte do núcleo, basta procurar a sede do NAE, na Rua Henrique Dias, 414, Igapó, com um encaminhamento direcionando para esse tipo de assistência e documentação de identificação. “A criança ou adolescente deve ter o encaminhamento para o Núcleo por parte de programas da Semtas, como por exemplo dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), como também de instituições de assistência social e ONGs”, explica a Milena Maia.

“A seleção dos usuários é feita por meio de entrevistas. A assistente social do programa irá identificar os casos mais urgentes para o acompanhamento no NAE”, declara a coordenadora. Para mais informações, o telefone do Núcleo é o 3232-9076.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389