Semob promove projeto Via Livre nas Escolas


Semob promove projeto Via Livre nas Escolas

Com o início do Ano Letivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, Semob, reinicia o Programa Via Livres nas Escolas, tendo como objetivo principal evitar congestionamentos e o desrespeito às leis de trânsito na porta das escolas durante o embarque e desembarque dos alunos, de forma à melhorar o trânsito na cidade.

Até o momento, segundo a Semob, 25 escolas aderiram ao programa e algumas já executaram as modificações sugeridas pelos engenheiros da secretaria para facilitar o fluxo como, por exemplo, a construção de baias. Além disso, as escolas estão realizando um trabalho de educação no trânsito para pais e alunos.
O diretor do Departamento de Educação de Trânsito da Semob, José Gilenildo afirma que, desde o ano passado quando foi implantado, o projeto melhorou a realidade do trânsito na porta das escolas. “O dia-a-dia dos pais ficou mais fácil e dinâmico, sem falar nos novos estacionamentos que estão sendo criado, mostrando o interesse dos estabelecimentos educacionais em colaborar com toda esta melhoria”, afirma Gilenildo.
O interesse é tanto, que várias escolas já apresentaram projetos à Semob para avaliação técnica. “Vamos incentivar as escolas a conversarem com os proprietários de vans e atuarem em parceria com os cadastros de alunos”, diz Gilenildo.    Ele exemplifica: “Uma escola pode apresentar um cadastro com alunos do bairro de Candelária e entre eles, formarem um grupo de transporte escolar, facilitando o transporte desses alunos."
O projeto vem sendo operacionalizado com a distribuição de cartilhas educativas e  conscientização dos pais e alunos. Na segunda fase do projeto, a Semob fiscalizará as ruas das escolas, punindo os condutores, com advertências e multas.

 

 

A operação vem sendo desenvolvida nos períodos da manhã e tarde , nos seguintes colégios:
Contemporâneo (Salgado Filho);
Nossa Senhora das Neves (Rua Olinto Meira);
Salesiano (Ribeira);
CEI (Romualdo Galvão)
Escola Lápis de Cor (Av. Amintas Barros);
 Colégio Nossa Senhora de Fátima (Av. Rodrigues Alves);
 Colégio Imaculada Conceição (Av. Deodoro da Fonseca);
Marista (Rua Apodi) e
Maristela (Rua Régulo Tinôco).
 
Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389