Prefeitura do Natal se une às Forças Armadas no combate à Dengue

Com a chegada das chuvas, as chances de casos de dengue aumentam. Por isso, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica as ações de prevenção e combate ao mosquito com a operação “Forças Unidas Contra a Dengue”.   A ação é uma parceria com o Exército e Marinha.

A operação de combate à dengue funciona com 66 homens percorrendo 73 mil domicílios em Natal, realizando trabalho de manejo ambiental e eliminando os criadouros identificados. Esse trabalho está sendo realizado no período da manhã em semanas alternadas até o mês de abril deste ano.

As ações de combate à doença serão intensificadas no Distrito Sanitário Oeste, área  de  maior vulnerabilidade do município de Natal. Nas demais áreas de Natal, os agentes de endemias também aumentaram o volume de trabalho para garantir maior cobertura.

Os agentes de saúde da Prefeitura do Natal alertam também para a colaboração da população que, mesmo orientada, continua jogando lixo em terrenos baldios e acumulando água em recipientes descobertos, o que aumenta a proliferação de mosquitos, entre eles o transmissor da dengue.

Visando sensibilizar a população para este problema a SMS está nas praias urbanas de Natal, com a  ação Operação Verão. Os profissionais de saúde fantasiados de mosquitos percorrem as praias de Ponta Negra, Meio, Artista, Forte e Redinha até o mês de fevereiro,  desenvolvendo um trabalho educativo nos finais de semana, alertando a população sobre a dengue.

“Se a população não for nossa parceira na prevenção da dengue, fica inviável a eliminação dos criadouros nas residências, principal local onde é encontrado focos de dengue. Pois o agente passa, remove os criadoros, coloca o remédio, mas em muitos casos os moradores se descuidam depois da visita", alerta a Gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Jeane Oliveira.

A população pode ajudar a evitar a proliferação do mosquito da dengue mantendo a caixa d’água sempre fechada; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; lavar tanques semanalmente com escova e sabão;manter fechados tonéis e barris d’água; encher com areia até a borda os pratinhos de vasos de planta; os vasos de plantas aquáticas devem ser lavadas por dentro semanalmente com água e sabão; entregar os pneus usados ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água ao abrigo de chuvas; colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e  principalmente não jogar lixo  em terrenos baldios.

NÚMEROS DE CASOS

O número de casos de dengue até a segunda semana de 2011 é de 38 casos, se comparado com 2010, até a mesma semana havia registrado 42 casos. A Febre Hemorrágica do dengue – FHD foram registrados 2 casos em 2011 e nenhum em 2010.  A incidência da doença foi de 4.75 para 100 mil habitantes em 2011.

Os bairros que estão em elevada vulnerabilidade são: Potengi e Igapó, Distrito Sanitário Norte; Cidade Alta, Petrópolis e Alecrim no Distrito Leste; Quintas, Dix Sept Rosado, Nazaré e Guarapes, no Distrito Oeste e Nova Descoberto no Distrito Sul.