Programas "Escola do trabalhador" e "Sinal verde" são lançados pel

Crédito da imagem: Rodrigo Sena

Dois programas e duas medidas. Preocupada com o analfabetismo e o desemprego no município, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio) no sentido de erradicar esses dois grandes problemas da sociedade, atraindo jovens e adultos para a alfabetização com a garantia de um emprego ao final do curso.

O programa “Escola do Trabalhador - da carteira ao trabalho” foi lançado hoje (30), às 10h30, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão pela prefeita Micarla de Sousa e pelo secretário municipal de Educação, Edivan Martins. Na mesma solenidade, a prefeita e o secretário anunciaram outro importante programa. Trata-se do “Sinal Verde”, destinado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal que sonham em ingressar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

De largo alcance social, pois pretende alfabetizar mais de 200 mil pessoas em dois anos, o programa “Escola do Trabalhador” tem por objetivo elevar a qualidade de vida e a auto-estima do cidadão natalense, ao garantir estudo e emprego. O programa será desenvolvido em parceria com a Fecomércio, empresas privadas, entidades de classe e diversos setores da sociedade.

Tanto o curso de alfabetização quanto a capacitação profissional terá duração total de 90 dias e será iniciado a partir do mês de fevereiro. Para a prefeita Micarla de Sousa, com esses dois vetores sócio-educativos a cidadania se completa. O desejo da chefe do executivo municipal é fazer de Natal uma grande sala de aula. “Tudo isso só será possível com a realização da Copa 2014 na cidade e com a boa vontade dos nossos parceiros. Queremos mão de obra natalense nos serviços viários. Esse é o meu sonho”, afirmou a prefeita.

Micarla de Sousa fez ainda questão de frisar que o programa reduzirá a violência e o consumo de drogas ao garantir inclusão social e cidadania plena aos participantes. “Essa é uma forma pioneira na formação do trabalhador. Em maio de 2011, serão entregues as mil primeiras carteiras de Trabalho”, destacou a prefeita. Conforme ela, hoje à tarde será inaugurado o 36° Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na comunidade Leningrado. Quando Micarla assumiu a prefeitura havia apenas 27 CMEIs no âmbito do município.

Os adultos do programa terão aulas de alfabetização intercaladas com aulas práticas em diversas áreas, como construção civil, panificação e corte e costura, por exemplo. Ao término do curso eles terão o emprego garantido. As únicas exigências feitas ao cidadão para que ele tenha o emprego garantido é ter 75% de frequência nas aulas e demonstrar aptidão para a profissão. Concluído o curso, o aluno passará por um período de estágio remunerado na empresa até ser contratado. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que no mês de maio cerca de 900 alunos já estejam empregados por intermédio do programa.

No entendimento do secretário Edvan Martins, a cidade deu hoje um passo significativo na direção da cidadania, ao lançar um programa que combate duas chagas da sociedade: analfabetismo e desemprego. O secretário apresentou dado. Disse que o número de analfabetos em Natal chega a 150 mil cidadãos: "Nós queremos ver os alunos com o diploma em uma mão e a carteira de trabalho assinada na outra. Esse é um programa revolucionário, que vai proporcionar o crescimento profissional e pessoal do cidadão que passar pelo curso. Nós queremos alfabetizar e empregar o cidadão e ainda suprir a necessidade de mão de obra que existe hoje no mercado".

De acordo com o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o programa “Escola do trabalhador” é a continuidade do projeto “Crescer” instituído pela Fecomércio, que oferece mão de obra qualificada e atende às demandas das empresas. “Agora ampliamos o projeto para as escolas municipais. A nossa parceria com a atual gestão da Prefeitura iniciou em 2009 com o Natal em Natal”, lembrou Marcelo Queiroz.

Lançado também hoje (30), o programa “Sinal Verde” pretende aumentar o número de alunos da rede municipal aprovados no concurso de ingresso no IFRN com o estímulo necessário. A Secretaria Municipal de Educação criará uma rede de apoio com uma estrutura apropriada para fazer com que os alunos consigam ter mais conhecimento e preparação para ingressarem no instituto. Para o próximo ano, os alunos da rede municipal terão capacidade de concorrer de igual forma com alunos da rede privada.

Educadores infantis prestam homenagem a prefeita do Natal
Após o lançamento dos programas para a educação de Natal, a prefeita Micarla de Sousa foi homenageada pelos educadores infantis que atuam nos Centros de Educação Infantil (Cmeis). Cumprimentada por todos que desejaram votos de saúde, Micarla de Sousa ganhou um quadro com uma caricatura e ainda um cordel, escrito pela educadora e poeta Sírlia Sousa de Lima, intitulado “Efeito Borboleta”.

O educadores agradeceram principalmente pelas ações implantadas pela prefeita na educação infantil. “Enquanto educadora vejo que seu feito irá marcar as nossas vidas. A educação agradece. A educação infantil é o princípio de tudo e agradeço seu gesto prefeita porque através das suas ações a educação de Natal será muito melhor, especial”, disse a educadora infantil do CMEI Selva Lopes, Sandra Medeiros.