Cortejo do Natal estreia neste sábado

Magia, folclore e religiosidade na Praça Cívica

Dando prosseguimento aos eventos do Natal em Natal, a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), apresenta entre os dias 25 e 30 de dezembro, o Cortejo do Natal, uma parada natalina que irá invadir as ruas da Praça Pedro Velho, a partir das 20h, e encantar o público presente.

Este ano o tema do Cortejo é “Natal Feliz Natal”. O folclore, a arte e a cultura popular dão o toque especial ao cortejo. O desfile, composto por seis alas, será aberto pela Chegança - Auto Popular Brasileiro, oriundo de Portugal, que foi proibido no século XVIII, por ordem de Dom João V. A Chegança aborda a luta dos cristãos contra os mouros, as histórias e bravatas dos antigos navegadores enfrentando os mares difíceis.

As quatro Alas seguintes abordam diretamente as Cenas Natalinas, reportando fatos e figuras simbólicas do Nascimento do Menino Jesus, através dos quadros: Anunciação do Anjo a Maria, A Estrela do Natal, Os Reis Magos e O Nascimento de Jesus.

A Anunciação do Anjo a Maria traz a cena típica do “Ângelus” com muitos anjinhos, algumas Marias e a simbologia do Espírito Santo em forma de Pomba (aqui também uma referência à Paz / A Pomba da Paz) e como “Em Línguas de Fogo”, através dos homens “cospe-fogo” (Sabedoria / Cristo Luz do Mundo / Conhecimento).

A Estrela do Natal traz a dança dos Caboclinhos, folguedo popular nordestino de influência africana, difundido no Rio Grande do Norte com evoluções e variações dos nossos “Blocos de Índios” do período carnavalesco. O Coco de Zambê, que ainda hoje pulsa vivo em nossas praias, fecha o quadro Estrela do Natal.

O quadro dos Reis Magos está associado os nossos Galantes festivos, coloridos, acompanhados das figuras encantadoras do “Boi de Reis” como o Berico, a Catirina, o Boi, a Burrinha, o Jaraguá, o bode etc.

O Nascimento do Menino Jesus vem representado pela Lapinha. A Lapinha é um folguedo religioso também muito antigo com todo o repertório de jornadas referentes ao nascimento do menino Deus no Presépio. Neste quadro está incluído o Pastoril, indispensável em nossas comemorações natalinas.

O Último quadro é o Papai Noel trazendo de presente especialmente para a criançada as mais alegres manifestações da nossa Cultura Popular, como o João Redondo com os seus personagens, o Mundo Mágico dos Artistas Circenses e das Feiras populares e Ruas com os Mágicos, Malabaristas e as bonecas de pano, ainda hoje vendidas nas feiras. O Papai Noel chega de bugre sobre uma duna que ainda preserva a vegetação nativa, lembrando a importância e a viabilidade do Turismo Sustentável em nossa Cidade.

SERVIÇO:

Estréia: Dia 25 de dezembro de 2010, Aniversário da Cidade do Natal.

Dias: De 25 a 30 de dezembro
Local: Praça Pedro Velho