Natal participa no Rio de Janeiro de evento pro-copa

Natal participou nos dias 15 e 16 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ) de uma reunião da Câmara Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade que teve como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pela Alemanha e África do Sul, cidades que sediaram as últimas copas. O evento é o quarto realizado e tem como finalidade discutir estratégias para minimizar os impactos causados pela construção dos estádios e empreendimentos para os jogos, além da criação de políticas e diretrizes para uma copa ambientalmente sustentável.

Na reunião os dirigentes de cada um dos países relataram suas experiências como países sede dos jogos e como conseguiram implantar uma política ambientalmente sustentável. De acordo com Rodrigo, "A idéia dos Green Goals (gol verde) foi bem sucedido na Copa da Alemanha e esse princípios foram aplicados na África do Sul. Queremos que o Brasil também esteja à frente na copa de 2014 através do Projeto Copa Verde que está sendo discutido na Câmara."

Os organizadores da Copa no Brasil têm a meta de fazer a copa mais verde do planeta. “Alguns parâmetros de sustentabilidade estão sendo definidos, como, por exemplo, o uso de placas solares nos estádios, o reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes da construção dos estádios, bem como do lixo a ser produzido durante os jogos da Copa”, explicou Rodrigo de Freitas, representante Natal e diretor do departamento de licenciamento da Semurb. A Câmara Nacional está elaborando o Projeto “Copa Orgânica”, que é um estímulo para os produtores de alimentos orgânicos.

A Câmara Nacional, cuja coordenação está a cargo do Ministério dos Esportes, é composta pelos representantes das 12 cidades-sedes, tem como objetivo estabelecer diretrizes e apontar os meios de como fazer uma copa ambientalmente sustentável, construída com respeito e obediência aos princípios e leis ambientais.

No Rio Grande do Norte é representado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), pelo Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema), e o Município de Natal pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

Compõem a Câmara a Associação Nacional dos Órgãos Municipais do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente – ABEMA, o Tribunal de Contas da União, Bancos financiadores, BNDS e Caixa Econômica e PNUMA –Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.