Alunos do Projovem Trabalhador recebem diploma de qualificação

Depois de seis meses de qualificação 2.000 mil jovens receberam nesta segunda-feira (13) o diploma de qualificação profissional dos cursos realizados pelo ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O Programa faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A solenidade de entrega dos diplomas aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) com a presença do secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Alcêdo Borges, e dos parceiros do programa.

“Parabenizamos a todos os jovens aqui presentes, vitoriosos por terminarem esse curso, visto que muitos desistem no caminho. A experiência que vocês adquirem é muito importante, a qualificação profissional é primordial para o ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário Alcêdo Borges. Segundo ele, quase 50% dos jovens que concluíram o curso anteriormente já estão empregados.

O Programa qualificou jovens entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego, e membros de família com renda mensal de até um salário mínimo. Foram seis meses de aulas em cursos de qualificação totalmente gratuitos, recebendo vale transporte, lanche e bolsa mensal R$ 100,00. Os cursos tiveram carga horária de quatro horas/dia nos turnos manhã, tarde e noite, nas áreas de Administração, Alimentação, Beleza, Construção, Reparos, Educação, Trabalho em Madeira e Móveis, Metal mecânica, Serviços Domiciliares, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

“O Programa foi direcionado aos jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, declarou o titular da Semtas, Alcêdo Borges.
Ao todo o ProJovem Trabalhador já beneficiou mais de 14 mil trabalhadores, oferecendo-lhes maires condições de enfrentarem o mercado de trabalho. Além disso, vários alunos atendidos pelo programa, antes mesmo de concluírem os cursos, já estavam empregados. A próxima edição de cursos de qualificação do ProJovem Trabalhador está prevista para o segundo semestre de 2011.

Aos 26 anos de idade, a jovem Djane Catarina da Silva, concluinte do curso de madeira e móveis uma das beneficiadas e está pronto para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Achei maravilhoso porque além de fazer um curso de qualificação ainda recebi uma bolsa de R$ 100,00. Com esse curso eu posso até montar uma espécie de mini-fábrica na minha casa e ficar vendendo peças feitas ou reformadas”. Djane informou, ainda, que também tem curso de informática básica, Auxiliar de Serviços Gerais e de Técnica de Vendas

O ProJovem Trabalhador foi executado em parceria com quatro instituições: Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social (INDES).