Natal em Natal leva arte e cultura à população

Todo ano, quando o mês de dezembro se aproxima, o natalense volta a atenção para a programação do Natal em Natal, projeto realizado pela Prefeitura de Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Em 2010, o Natal em Natal está ainda melhor e mais diversificado, atendendo ao exigente gosto do natalense por manifestações culturais de alto nível. Em diversos pontos da cidade presépio, a população está tendo a oportunidade de conferir shows musicais e apresentações folclóricas. O presente da Prefeitura é resumido pelo presidente da Capitania das Artes, Rodrigues Neto: “Nossa missão é servir com excelência, ética e eficiência, contando com servidores capacitados e valorizados, primando todos pelo respeito ao cidadão natalense”.

A grande festa teve início com a inauguração da Árvore de Mirassol, com 126 metros de altura e 180 mil lâmpadas do tipo led, acesas para alegria das mais de três mil pessoas que lá estiveram no dia 3 de dezembro, prestigiando a abertura oficial do Natal em Natal. Rica em atrações artísticas, a programação na Praça de Mirassol compreende shows musicais diariamente, feira de astronomia, feira de artesanato, divulgação de projetos sociais, espaço de diversão e lazer, além de manifestações folclóricas, como o pastoril e o bumba meu boi. Ainda na zona Sul, ocorre o Praia Shopping Musical, apoiado pela Prefeitura. O projeto apresentou nesta sexta-feira (10), às 21 horas, a cantora Tânia Soares, com o show “Não dá pé”.

Ainda na sexta-feira, a Árvore de Natal localizada na área de lazer do conjunto Panatis, na zona Norte, medindo 60 metros de altura e contendo 86 mil lâmpadas, foi inaugurada, oportunidade que a população teve a oportunidade de ver a chegada de Papai Noel. O natalense pode apreciar ainda no período de 9 a 12 de dezembro, o espetáculo de fim de ano da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta - o “Quebra Nozes” -, a mais tradicional obra natalina inspirada numa adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (O Quebra Nozes e o Rei dos Camundongos), do escritor, compositor, caricaturista e pintor alemão, Ernest Theodor Amadeus Hoffmann.

Projeto de fôlego, o Natal em Natal apresentou ainda nos dias 11 e 12 de dezembro a Feira de Antiguidades Arte na Praça, tendo como local a Praça Augusto Severo, no Largo do Museu, na Ribeira. Nos dia 17 e 18, teremos a chegada de Papai Noel passeando e saudando a criançada das zonas Leste e Oeste da capital. Prosseguindo, a Prefeitura oferece, no dia 21, jantar beneficente denominado “Uma Noite de Natal”, na praça Augusto Leite, no bairro do Tirol.

Com a proximidade do fim do mês, a expectativa recai sobre o Auto de Natal, no estádio Machadão. O megaespetáculo a céu aberto será apresentado entre os dias 21 e 23 de dezembro, contando com dezenas de artistas locais, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes. Grandes shows musicais também farão parte do evento, especialmente o de Raimundo Fagner, Roberta Sá, Krystal, Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz, afora o Padre Antonio Maria, Coral da Petrobrás e a Banda Sinfônica de Natal. No dia 25 de dezembro, aniversário da cidade, a cantora gospel Aline Barros apresenta-se no estádio Machadão.

Dentro das comemorações do Natal em Natal, a Prefeitura oferecerá à população o Desfile Temático Estrela do Natal, tendo como local a Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis. O Desfile Temático é um evento criado visando dar visibilidade às manifestações culturais e tradicionais da nossa cidade. No desfile, haverá apresentação de bumba meu boi, pastoril, cirandas típicas do ciclo natalino, capoeira, dança dos orixás, além de apresentações de quadrilhas. No dia 26, o cantor Daniel solta a voz na área de lazer do conjunto Panatis, no entorno da Árvore de Natal. Para o dia 31 de dezembro, está programado um grande reveillon, que terá como palcos a Praia da Redinha, Praia do Meio e Ponta Negra. Finalizando, a Prefeitura promove, entre os dias 2 e 6 de janeiro, a Festa de Santos Reis, que mobilizará todo o bairro localizado na zona Leste.