Alunos da Escola Municipal José do Patrocínio visitam o Santuário Ecológ

Crédito da imagem: Adrovandro Claro

Um encontro com a natureza. Foi isto que os 100 alunos da Escola Municipal Professor José do Patrocínio realizaram no último final de semana. Eles participaram de uma visita ao Santuário Ecológico de Pipa, litoral sul do Rio Grande do Norte.

A visita integrou um projeto desenvolvido na escola, e teve como um dos objetivos, promover a conscientização dos alunos sobre a importância da preservação ambiental e das respectivas relações incorretas do homem com o ecossistema, que muitas vezes, interfere no equilíbrio ecológico, prejudicando a existência do homem e dos outros seres vivos no planeta, além de estimular a criatividade e a interação dos alunos.

Os alunos participantes estão matriculados nos turnos matutino e vespertino, dos respectivos anos: 5º (A, B e C) e 7º B e 9º Único. Uma das curiosidades de todos era identificar durante o trajeto a existência de animais e plantas ameaçados de extinção. O passeio foi acompanhado pelos professores das disciplinas de Inglês, Português, Geografia, História, Ciências e Religião.

Todo o projeto foi coordenado pela professora de Inglês, Sílvia Santos, que destacou o encontro dos alunos com as belezas naturais e a biodiversidade – vestígios da Mata Atlântica. De acordo com a professora os participantes visitaram a Praia do Madeiro, falésias, e o trabalho realizado na região para preservação de espécies de tartarugas.

Durante todo o passeio eles foram orientados sobre a participação coletiva e individual no cuidado com o meio ambiente, discutiram questões relacionadas à água, ar, solo e reciclagem e danos causados ao meio ambiente.

Para a professora Sílvia Santos, a aula de campo contribui para o conhecimento dos alunos, na formação de um cidadão consciente do papel na sociedade, principalmente com relação aos cuidados com o meio ambiente. “A visita ao Santuário Ecológico de Pipa, é a oportunidade para eles terem um contato direto natureza, refletirem sobre a importância da mesma e, momentaneamente, ficar um pouco distante da agitação da cidade e dos problemas causados pela poluição”.