Articuladora do Selo UNICEF participa de capacitação

A articuladora municipal do Selo UNICEF em Natal, Josi Lucas, participou nesta quarta e quinta-feira de Capacitação em Gestão e Monitoramento da Política Municipal da Infância e Adolescência, realizada aos municípios potiguares que concorrem ao Selo UNICEF edição 2009 – 2012. O evento, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE, foi de grande importância para os participantes, que receberam dicas sobre execução de Planos de Ação e mobilização de adolescentes.

“O encontro, que reuniu representantes de 140 cidades, teve como principal objetivo apoiar os municípios na implementação do Plano de Ação – documento com propostas de políticas públicas a serem efetivadas a fim de melhorar os indicadores na área da infância e adolescência. A partir de dezembro já estaremos traçando um Plano Operacional para começar efetivamente a executar nosso Plano Municipal, para assim, mudarmos a qualidade de vida das crianças e adolescentes”, declara Josi Lucas, articuladora municipal do Selo UNICEF.

Durante o evento, a equipe do UNICEF, representada pela coordenada pela Tati Andrade, Gestora do Programa do UNICEF de Fortaleza (escritório base do Nordeste), apresentou alguns documentos que irão auxiliar os municípios na implementação das propostas para a área da infância, como o Manual de Dicas, elaborado para auxiliar gestores públicos, membros da Comissão Municipal Pró-Selo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar (CT), lideranças comunitárias e adolescentes na elaboração de políticas públicas.

“A partir deste Manual de Dicas, cada município irá articular suas secretarias e Conselhos da Criança e do Adolescente para mudar a situação dos indicadores sociais, com o objetivo de obter para a cidade o Selo UNICEF”, afirma a articuladora de Natal.