Placas são afixadas para inibir a presença de gatos no entorno da ZPA-1

Uma campanha está sendo deflagrada pela Prefeitura por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para inibir a presença de gatos no entorno do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1). No total serão colocadas doze placas ao longo da avenida Omar O’grady (prolongamento da avenida Prudente de Morais) orientando a população sobre os riscos de se alimentar e abandonar gatos em área de preservação.

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que tem a atribuição de manter e preservar as áreas de preservação da cidade em parceira com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) confeccionaram as placas, que busca conscientizar as pessoas a não abandonarem e nem alimentarem gatos em áreas de preservação, pois é crime previsto em lei.

Elas alertam que “quem alimenta gatos de rua e não leva para casa está contribuindo para disseminação de doenças, prejudicando a fauna e a flora locais e infringindo a Lei Municipal n° 5.132/99, que dispõe sobre as atribuições do município na promoção, proteção e recuperação da saúde pública”. Para o secretário Olegário Passos é muito importante a colaboração da população em não colocar mais gatos neste local.

Os alvos são os oito poços da CAERN distribuídos ao longo da avenida, que também já estão sendo isolados para evitar possíveis contaminações no lençol freático. Outras ações também serão desencadeadas para que não haja o acúmulo de animais nessas áreas de preservação do município.

Além da Semurb estão envolvidos na Campanha, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (ARSBAN), o Centro de Zoonoses, as Promotorias de Meio Ambiente e Saúde e várias entidades de defesa dos animais.