Audiência pública vai debater enfrentamento

Crédito da imagem: Divulgação

No Dia Nacional de Luta Antimanicomial e Dia Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorados na próxima segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, promove uma série de eventos em alusão à data.

A programação começa a partir das 8 horas, com uma audiência pública, na Assembléia Legislativa, com representantes de diversas instâncias governamentais para discutir a rede de atendimento de enfrentamento da exploração sexual.

À tarde segue uma caminhada ao som da Banda Pau e Lata com cerca de 500 participantes entre estudantes das escolas municipais e estaduais, profissionais de saúde, usuários e familiares, dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps e sociedade civil organizada. A caminhada tem concentração às 15 horas na Praça Cívica, saindo às 15h30, pela a Avenida Deodoro da Fonseca, Rua Apodi até o Largo da Ribeira em frente ao TAM, onde tem início as apresentações de dança teatro e música do Centro Marista de Juventude, além da Banda da Escola Municipal Ferreira Itajubá, do cantor Sueldo Soares.

Na terça 19, uma oficina na Assembléia Legislativa sobre o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o intuito de se criar um documento propositivo para ser trabalhado com os gestores em prol dessa causa.

A SMS conta com as parcerias da PMN, STTU, Semurb, Semsur, Semtas, Capitania das Artes, SME,Condica, Sesap, Bemfam e Secretaria Estadual de Educação.

18 de Maio

Data marcada da Luta Antimanicomial, onde a Reforma Psiquiátrica tem como lema a superação dos Hospitais Psiquiátricos, na luta pela efetivação e extensão de uma rede substitutiva de cuidados extra-hospitalares em Saúde mental e, por uma sociedade mais justa, humanizada, inclusiva e cidadã.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

É a data de conscientização nacional para mobilizar a sociedade brasileira sobre a violência sexual infanto-juvenil intra e extra-familiar sem distinção social, para promover a prevenção da cultura de paz.

Atualmente conta com o Plano Nacional de Enfrentamento, o Disque Denúncias (100) e Rede de Proteção: Conselhos Tutelares; Varas de Infância e da juventude; Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, SOS Crianças e Delegacias da Criança e do Adolescente.