Aluno da rede municipal é classificado na Olimpíada Nacional de Língua Portugu

Aluno da rede municipal é classificado na Olimpíada Nacional  de Língua Portugu

Adeilson da Silva Farias é aluno do 6º ano “B” da Escola Municipal Professor Zuza. Ele foi classificado recentemente na etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Adeilson Farias recebeu a orientação doa professora Geizy Maria de Castro Ferreira. Ele concorreu com o poema “Eu, Natal e suas belezas”, obedecendo ao critério da temática da competição: “O lugar onde eu vivo”.

A Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo de incentivar a leitura e a produção escrita de alunos da rede pública de todo país. Foram ao todo 141.854 professores inscritos em 5.498 municípios, com a participação de cerca de sete milhões de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O texto escrito pelo aluno da Escola Municipal Professor Zuza foi analisado em primeiro momento, por uma comissão da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na seqüência os textos foram analisados por comissões estaduais, totalizando 17,7 mil textos produzidos em 4.770 municípios de todo o Brasil. Classificado na etapa municipal e estadual, a produção de Adeilson Farias foi selecionada como uma das 500 semifinalistas da competição.

Agora o adolescente Adeilson da Silva Faria está entre os 125 semifinalistas de todo o país, na categoria poema. O aluno e a professora orientadora participam durante três dias em Fortaleza (CE), de uma série de oficinas e troca de experiências entre os semifinalistas, com o objetivo de ampliar a habilidade na produção de texto, escrita e leitura.  Durante o encontro, a professora Geizy Ferreira participa de uma formação para docentes.