SMS segue com vacinação contra Sarampo e Hepatite B

A vacinação contra Sarampo e Hepatite B já começou em Natal e postos volantes serão montados pela cidade até o mês de dezembro. Terminha amanhã (12) a vacinação nos Shopping Midway Mall, Praia Shopping e Norte Shopping e, da próxima terça (16) à quinta-feira (18), a estratégia de imunização segue para a UnP das Avenidas Salgado Filho e Roberto Freire, Colégios Salesiano São José (Ribeira), Nossa Senhora das Neves, Contemporâneo e Marista, nos turnos da manhã e tarde.

Segundo a Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Genilce Maciel, as vacinas contra Sarampo e Hepatite B são oferecidas na rede pública durante todos os dias do calendário de vacinação. E a vacinação nos postos volantes é uma forma de divulgar, passar informação e dar uma oportunidade a mais para quem ainda não está imunizado contra essas doenças.

No caso do Sarampo, o objetivo é garantir a proteção de que não se imunizou contra a doença no ano de 2008, na Campanha contra rubéola, e evitar um aumento do número de caso da doença, como está ocorrendo no estado da Paraíba, que já tem mais de 50 casos positivos, só esse ano, um motivo de alerta para Natal.

“Aqui, a maioria da população já está imunizada contra o Sarampo, mas é uma cidade que recebe muitos turistas diariamente e que podem trazer a doença, já que o sarampo é uma doença em que ainda são registrados surtos em muitos países da Europa e África. E para não ocorrer o que aconteceu no nosso estado vizinho da Paraíba estamos trabalhando com a prevenção. Por isso montamos postos nos shoppings, um local de grande e fácil acesso e onde os funcionários têm um contato constante com visitantes de diversos países”, destaca.

No caso da Hepatite B, a estratégia de vacinação tem como público alvo os jovens menores de 20 anos, pois se estima que o município tenha mais de 80 mil adolescentes que ainda estão desprotegidos, e para o grupo da população considerado de risco, como profissionais do sexo, além de profissionais de saúde, policiais militares e qualquer função que tenha contato com sangue e utilize objetos cortantes como esteticistas, manicures, etc.

“Os adolescentes geralmente não procuram o serviço de saúde para tomar a vacina e por isso nas próximas semanas também estaremos intensificando o trabalho nas escolas agendadas. Essa etapa da estratégia termina em dezembro, mas qualquer diretor de escola que entre em contato com a secretaria para a realização de vacinação com os alunos em outra data poderá ser [WINDOWS-1252?]marcado”, coloca a Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a imunização contra a Hepatite B, são necessárias três doses de vacina. Toma-se a 1° dose e somente 30 dias depois se toma a 2°. E, após seis meses da 1°, toma-se a terceira e última dose. Nos postos volantes está sendo disponibilizada apenas a primeira dose da vacina contra Hepatite, por se tratar de um processo longo, e a população é orientada a buscar as próximas doses nos próprios postos de saúde da cidade.

Próximos pontos de vacinação

O Colégio Hipócrates Zona Sul, o Instituto Maria Auxiliadora, O Instituto Federal do RN (IFRN) e a Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira estarão com a vacinação no período de 22 a 24 de novembro, nos turnos manhã e tarde.

Nos dias 22 a 26 de novembro a imunização será nas Escolas Estaduais Edgar Barbosa; Floriano Cavalcante; Varela Barca; Francisco Ivo e Atheneu, pela manhã e tarde.

Já as Escolas Estaduais Winston Churchill; Régulo Tinoco; Walfredo Gurgel e Lourdes Guilherme estarão com a imunização pela manhã e tarde no período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2010.