Começaram os preparativos para a Feira da Árvore

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Departamento de Empreendedorismo, já deu início aos preparativos para a Feira da Árvore, que tem abertura programada para o dia 24 de novembro, data em que as luzes da maior Árvore de Natal da cidade serão acesas para as comemorações natalinas. O evento irá contar com a presença da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e do titular da Semtas, Alcedo Borges.

Neste ano a Prefeitura irá inovar mais uma vez. Agora, ao invés de uma, serão duas Feiras da Árvore. Além da Árvore iluminada no bairro de Mirassol, haverá também uma na Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte. "Vimos que a Feira do ano passado foi um sucesso absoluto, tanto de público como de geração de emprego e renda para artesãos e comerciantes, e agora vamos levar tudo isso também para a zona norte contemplando a cidade como um todo", ressalta o titular da Semtas, Alcedo Borges.

As Feiras estarão abertas diariamente das 16h às 22h, e se estenderão até o dia seis de janeiro. Serão dezenas de apresentações com shows musicais, corais, grupos folclóricos e praça de alimentação. Haverá também a famosa feira de artesanato, que irá contar com a participação de 300 artesãos, que integram programas profissionalizantes desenvolvidos pela Semtas. A secretaria oferece ainda para os artesãos cursos de capacitação e a estrutura para montar as feiras, como no caso das barracas, enquanto que os profissionais entram com a matéria-prima e a mão-de-obra.

Nas Feiras, o público terá a oportunidade de conhecer e adquirir os mais diversos produtos, frutos do talento do artesão potiguar, que usa de sua criatividade para desenvolver as mais belas e inovadoras peças, em grande parte modelos exclusivos, com preços bastante acessíveis, dentre os quais bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas, rendas de bilro, escultura de barro, madeira, utensílios para cozinha, entre tantas outras.

A expectativa é que a Feira gere um faturamento jamais alcançado. Em 2009, o rendimento da Feira da Árvore foi de RS 207 mil, o que contabilizou um aumento de aproximadamente 1.300% em vendas, em relação aos pouco mais de R$ 15 mil registrados no ano de 2008. Agora a expectativa da Semtas é que esse número salte para R$ 300 mil. "O interessante é que esses recursos que serão arrecadados irão direito para o artesão, contribundo para sua renda extra de final de ano", afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

Outra grande novidade é que o tradicional espetáculo Auto de Natal se juntará aos eventos do entorno da Árvore de Mirassol, onde será montada uma grande estrutura de palco e arquibancadas para a apresentação de um dos maiores espetáculos teatrais da cidade, que mistura elementos que vão do tradicional ao contemporâneo. “O natalense aprovou a realização da Feira, transformando o evento em um grande sucesso de público, junto com turistas do Brasil e de todos os cantos do mundo”, finaliza Neto Leal.